Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide vistoria ‘Asfalto Novo’ no Residencial Nova Vida, Zona Rural de São Luís

13/09/2022 18h27 - Atualizada em 16/09/2022 21h26

“Me sinto a mulher mais feliz do mundo com esse asfalto que esperamos há muitos anos”. O depoimento é da dona Maria José, de 40 anos e que há 12 mora no Residencial Nova Vida, ao lado do bairro Andiroba, Zona Rural de São Luís. O bairro está recebendo 3,3 km de nova pavimentação por meio do programa Asfalto Novo, da Prefeitura de São Luís, executado pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“As obras do programa Asfalto Novo aqui no Residencial Nova Vida já estão sendo concluídas e foi isso que viemos fazer aqui hoje, conferir todo esse trabalho que está deixando as ruas do bairro com condições seguras para quem mora e trafega na comunidade. Este mesmo trabalho está sendo realizado em toda São Luís, e terminando aqui as máquinas levarão asfalto para o bairro Arraial. É asfalto novo na cidade toda”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Segundo o secretário adjunto da Semosp, Tiago Rodrigues, a região está recebendo 7,7 Km de asfalto, sendo 3,3 km no Residencial Nova Vida e 4,4 Km no bairro Cajupari.

“Já estamos com 90% da pavimentação pronta aqui no Residencial Nova Vida. Em seguida faremos a drenagem superficial, meio-fio e sarjeta. No Cajupari essa parte da drenagem já está sendo concluída, terminando lá concluiremos aqui no Nova Vida”, explicou.

Todo o trabalho de drenagem superficial (implantação ou correção de sarjetas e meio-fio) executados após a colocação do asfalto é fundamental para garantir o escoamento da água das chuvas, aumentando a durabilidade do capeamento implantado.

Fim da espera

A presidente da União de Moradores do Residencial Nova Vida, dona Célia Martins, de 47 anos, acompanhou a visita do prefeito Eduardo Braide e das intervenções que estão sendo realizadas, e agradeceu as melhorias que o bairro está recebendo.

“Já esperávamos há muito tempo esse asfalto para melhorar a vida dos moradores no nosso bairro e só temos a agradecer a gestão do prefeito Eduardo Braide. Estamos sempre atentos a todas as necessidades da nossa comunidade e nosso objetivo é que o prefeito traga ainda mais melhorias”, disse a presidente que já reside no local há 10 anos.

Dona Maria José, de 40 anos, disse que o marido foi um dos fundadores do residencial e, nesses 12 anos morando na comunidade, é a primeira vez que eles são lembrados.

“Com esse asfalto que esperamos há muitos anos vai acabar a poeira e a lama que tanto nos causava transtorno. Estamos muito agradecidos”, disse a moradora que é mãe de cinco filhos.

Programa Asfalto Novo

Por meio do programa Asfalto Novo, estão sendo feitos serviços de implantação de pavimentação em vias que nunca haviam sido asfaltadas, sobretudo na Zona Rural, recapeamento em ruas e avenidas onde o pavimento já está desgastado por causa do longo tempo de aplicação e tapa-buracos para resolver de forma emergencial os problemas de mobilidade.

Somente este ano, já foram iniciadas frentes de trabalho do programa Asfalto Novo nos bairros Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Residencial Ribeira, Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Cidade Operária, Matões Turu, Cajupari, Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã e Vila Nova República.