Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide assina ordem de serviço para requalificação do Mercado Municipal da Liberdade

01/06/2022 14h53 - Atualizada em 07/06/2022 20h47

O prefeito Eduardo Braide assinou, na manhã desta quarta-feira (1°), a Ordem de Serviço para a requalificação do Mercado Municipal da Liberdade, localizado na Rua Machado de Assis. O equipamento, que possui estrutura física com 162 bancas e 278 boxes, passará por reforma da estrutura para garantir melhores condições aos cerca de 360 feirantes que comercializam seus produtos no local e atende a uma antiga demanda dos que fazem uso diário do mercado público. As obras iniciaram imediatamente e fazem parte do programa Prefeitura no Bairro que prevê a execução de uma série de ações de melhorias e benefícios de infraestrutura para os moradores do bairro.

"No último dia 25, estive aqui no aniversário de 104 anos da Liberdade e anunciei vários serviços para o bairro. Desde então, várias equipes da prefeitura estão nas ruas, colocando iluminação de Led, sinalização de trânsito, reforma da escola Mário Andreazza e o Mercado não poderia ficar de fora; por isso, estamos hoje aqui, para dar o início a uma nova etapa desse importante equipamento. A requalificação vai garantir infraestrutura adequada e moderna aos comerciantes e consumidores", garantiu o prefeito Eduardo Braide.

A requalificação do Mercado também vai contar com recursos provenientes de emenda do vereador Raimundo Penha (PDT), no valor de R$ 250 mil. "Trabalhei como feirante nesse mercado para ajudar nos meus estudos, sempre tenho um olhar carinhoso por este lugar e não pensei duas vezes em colaborar com o prefeito Eduardo Braide para melhorar esse ambiente em benefício dos moradores e de todos os que tiram seu sustento daqui", afirmou o vereador, que esteve presente para acompanhar o início dos serviços no local.

Entre os serviços que estão sendo executados, está a construção de uma nova caixa d’água, pintura, sinalização completa, reparos no telhado, inclusive nas calhas e na estrutura de sustentação metálica, melhoria na ventilação, ajuste de rampa e escada de acesso.

Com a requalificação, o mercado vai ganhar nova organização com áreas específicas para a exposição e a venda de produtos de origem vegetal (hortifruti) e de origem animal (carnes e ovos), facilitando a higienização, organização e compra pelos consumidores. "Mais do que melhorias na estrutura física, o programa de requalificação dos mercados de São Luís envolve ainda os feirantes, com cursos de capacitação do Qualifica, uma prova do novo olhar que a gestão do prefeito Eduardo Braide tem com as feiras e mercados da capital", lembrou Liviomar Macatrão, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa).

Vanda Santos, uma das feirantes mais antigas do Mercado, comemorou o anúncio da reforma. "Estamos muito agradecidos ao prefeito Eduardo Braide por lembrar de melhorar o nosso mercado, pois somos trabalhadores e só queremos boas condições para ganhar nosso sustento", agradeceu a feirante.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Semapa, já requalificou os mercados do Monte Castelo, Vila Bacanga, São Francisco, Cohab, Santo Antônio e Bom Jesus. Ainda estão em obras os mercados do Tirirical, São Cristóvão e João Paulo.

Também compareceram ao evento, o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella e seu adjunto, Thiago Trindade; o secretário adjunto da Semapa, Asbhel Muniz; e o ex-vereador e liderança do bairro, Cezar Bombeiro.