Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide determina ações emergenciais por conta das chuvas dos últimos dias

11/05/2022 10h56 - Atualizada em 17/05/2022 19h33

O prefeito Eduardo Braide determinou a ampliação das ações emergenciais para garantir a mobilidade urbana, evitar alagamentos, recuperar ruas e avenidas de São Luís. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), e incluem serviços de manutenção e desobstrução dos dispositivos de drenagem das águas das chuvas, poda, capina, roçagem, tapa-buracos, pavimentação, entre outros.

“Com as fortes chuvas, dobramos o número de equipes na recuperação de ruas e avenidas da nossa cidade. Também estamos com ações para garantir o escoamento correto das águas das chuvas como a limpeza de galerias e canais, capina, roçagem e poda, evitando os alagamentos e o acúmulo de água nas vias. Grande parte deste trabalho está sendo feito à noite para que durante o dia, a população tenha o mínimo de transtornos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Na Avenida dos Franceses, estão sendo executados os serviços do programa Bueiro no Nível. Já foram regularizados 15 bueiros, três estão em execução e outros quatros também serão reparados.

Drenagem

Estão sendo feitas manutenção nos dispositivos de drenagem nas avenidas dos Africanos, Litorânea, Vitorino Freire e nas ruas São Francisco (João de Deus), Dr. Salomão (Fumacê) e nas ruas 07 e 15 (Cidade Operária), além do canal do Geniparana.

No Residencial Amendoeiras, estão sendo feitos serviços de drenagem profunda. Já nos bairros Vila Itamar, Vila Conceição, Maracanã, nos residenciais Amendoeiras e Santo Antônio e na região da Península da Ponta d’Areia está sendo feita drenagem superficial (meio-fio e sarjeta).

O objetivo de todo este trabalho é evitar acúmulo de água da chuva nas ruas e avenidas, o que pode ocasionar alagamentos.

Pavimentação

Também foram intensificadas as ações do programa Asfalto Novo para a recuperação e manutenção das vias de tráfego, garantindo a segurança no tráfego e manutenção da mobilidade urbana. No bairro Vila Cascavel, na Zona Rural, estão sendo implantados cerca de 1,5 KM de nova pavimentação.

Os serviços de tapa-buracos estão ocorrendo nos bairros Renascença (Rua dos Cedros), Chácara Brasil (Rua Piauí, Travessa Rio Grande e Avenida 04), Barramar (Avenida Neiva Moreira, ruas 03, 06, 08, 21 e Imperatriz), Areinha (avenidas Vitorino Freire e Africanos), Monte Castelo (avenidas Getúlio Vargas e Oswaldo Cruz) e nas avenidas Camboa e Holandeses.

As equipes estão trabalhando ainda na Avenida Guajajaras, no retorno do Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, nas avenidas Jerônimo de Albuquerque, Colares Moreira e José Cândido de Moraes.

Na Vila Valian e no Porto Grande estão sendo feitos serviços de terraplanagem. Na região da Península da Ponta d’Areia e na rotatória do São Francisco estão em execução obras de recuperação do passeio.

Já na região do Anel Viário também já foram iniciados os serviços de pavimentação e recuperação asfáltica. As obras estão sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Inovação e Projetos Especiais (Semispe). Na região e entorno, agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fazem o controle do fluxo de trânsito, orientando condutores e evitando transtornos no local.

Poda e capina

As equipes do Comitê Gestor de Limpeza Urbana (CGLU) também estão realizando serviços de poda, capina e roçagem nas avenidas Daniel de La Touche (Maranhão Novo), Jerônimo de Albuquerque (Elevado do Trabalhador) e da Granja (Vila Cascavel), além da Vila Flamengo e nas praças Antônio de Araújo Melo e das Rosas no Cohab Anil I.

Áreas de risco

A Prefeitura também segue com o trabalho de monitoramento das áreas de risco. O trabalho integra o Plano de Contingência Municipal, que acompanha a previsão do tempo e a incidência de chuvas na capital, junto a órgãos oficiais de informações meteorológicas.

Equipes da Defesa Civil de São Luís estão diariamente nas áreas e localidades consideradas de risco e também de prontidão durante 24 horas, para atuar em situações de emergência, averiguando as condições do solo nas encostas, a fim de evitar deslizamentos e possíveis ocorrências provocadas com o aumento das chuvas nesta época do ano.

Emergência

Em casos de alerta e riscos em áreas neste período chuvoso, a população pode entrar em contato pelo atendimento da Defesa Civil Municipal, nos telefones (98) 99107-3550 e 3212- 8473.