Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide leva programa Asfalto Novo para o bairro Vila Cascavel, na Zona Rural

06/05/2022 16h53 - Atualizada em 13/05/2022 18h42

“Muitas vezes já passaram uma camada de asfalto que a primeira chuva levou. Agora chegou um serviço de qualidade”. A fala é de Kelly Vasconcelos, que há 25 anos mora na Vila Cascavel, na Zona Rural de São Luís. Hoje o bairro começou a receber os serviços do programa Asfalto Novo, por meio do qual será executado 1,5 quilômetro de nova pavimentação. O prefeito Eduardo Braide acompanhou de perto o início dos trabalhos.

Na Vila Cascavel, estão sendo executados serviços de implantação de asfalto em vias sem pavimentação, além de recapeamento e tapa-buracos em ruas que estão com o pavimento comprometido. Os serviços começaram pela Avenida da Granja, uma das principais do bairro, e estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

“Estamos iniciando hoje as obras do programa Asfalto Novo na Vila Cascavel para deixar as ruas do bairro com condições seguras para quem mora e trafega pelo bairro. Com isso ampliamos os investimentos nesta região. Já colocamos luz de LED no Santa Bárbara e no São Raimundo, entre outras melhorias necessárias. Este mesmo trabalho está sendo realizado em toda a cidade, que está recebendo obras de infraestrutura, na saúde, na educação e diversas outras áreas para melhorar a vida da população”, destacou o prefeito Eduardo Braide, acompanhado do vereador Álvaro Pires (PMN); do secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; e do subprefeito da Zona Rural, Dilmar Araújo.

FIM DE UMA ESPERA

Morador e digital influencer da Vila Cascavel, Rodrigo Mendes, que tem quase 15 mil seguidores no Instagram, também foi acompanhar o início dos serviços e divulgar a boa notícia aguardada por muitos anos pelos moradores.

“Faz muito tempo que a gente espera esse serviço. Eu vou vir acompanhar todos os dias, mostrando para os moradores que nosso problema está sendo resolvido”, afirmou.

A dona de casa Kelly Vasconcelos, 56 anos, mora na Vila Cascavel há 25 anos e aguardava há muito tempo a realização dos serviços. “Já colocaram muitas vezes uma camada rala de asfalto que foi levada pela primeira chuva. A gente merece um serviço bem feito, de qualidade e que dure. Finalmente esse serviço chegou”, disse.

Além dos serviços de pavimentação, também será executado 1 km de drenagem superficial (implantação ou correção de sarjetas e meio-fio). Este trabalho é fundamental para garantir o escoamento da água das chuvas, aumentando a durabilidade do asfalto implantado.

“A execução de obras de infraestrutura é uma das prioridades da gestão do prefeito Eduardo Braide. Desta forma, estamos recuperando a malha viária da cidade e até mesmo fazendo a ampliação por meio da implantação de asfalto em vias sem pavimentação. Também estão sendo reformadas e construídas unidades de saúde, escolas, obras de drenagem, entre tantas outras para que a população tenha uma cidade melhor para viver”, informou David Col Debella.

O bairro Vila Cascavel é mais um na Zona Rural que recebe investimentos em infraestrutura desde o início da gestão do prefeito Eduardo Braide. Somente na área do bairro, já foram feitos serviços de implantação de luz de LED nos bairros São Raimundo e Santa Bárbara, que já recebeu serviços do programa Asfalto Novo, drenagem profunda e também ganhou uma praça totalmente requalificada entregue na semana passada.

ASFALTO NOVO

Por meio do programa Asfalto Novo, estão sendo feitos serviços de implantação de pavimentação em vias que nunca haviam sido asfaltadas, sobretudo na Zona Rural, recapeamento em ruas e avenidas onde o pavimento já está desgastado por causa do longo tempo de aplicação e tapa-buracos para resolver de forma emergencial os problemas de mobilidade.

Somente este ano, já foram iniciadas frentes de trabalho do programa Asfalto Novo nos bairros Santa Clara, Aurora, Vila Isabel Cafeteira, Cajupary e Residencial Ribeira. Entre os diversos bairros que também já receberam Asfalto Novo, estão Planalto Turu, região da Lagoa da Jansen, São Cristóvão, Cidade Operária e Matões Turu. O programa também já beneficiou diversos bairros da Zona Rural de São Luís como Santa Bárbara, Vila Itamar, Residencial Amendoeiras, Cajupe, Vila Romário, Vila Maranhão, Maracanã e Vila Nova República.

Com isso, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem renovado a pavimentação da cidade, recuperando e ampliando a malha viária, garantindo mais mobilidade urbana, mais segurança no tráfego tanto para motoristas quanto para pedestres, reduzindo o tempo de deslocamento no trânsito, entre outras melhorias.