Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos

Prefeito Eduardo Braide prestigia primeira partida noturna no Nhozinho Santos, agora com nova iluminação

14/03/2022 12h12 - Atualizada em 25/03/2022 13h07

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, prestigiou, no último domingo (13), a primeira partida noturna no Estádio Municipal Nhozinho Santos após a instalação de nova iluminação, concluída na última semana. Havia meses que a arena estava fechada para jogos à noite, desde reforma realizada em 2020, quando o quadro luminotécnico ficou fora da intervenção. Agora, cerca de 100 novas lâmpadas, conforme padrão estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), compõem o novo sistema de iluminação técnica do estádio.

Os times que estrearam a nova iluminação do Nhozinho Santos, popularmente conhecido como Gigante da Vila Passos, foram São José e IAPE. O time de São José de Ribamar venceu a partida por 2 a 0. Os dois se enfrentaram pela segunda fase do Campeonato Maranhense, que já tem candidatos para a próxima partida noturna na arena municipal: Moto Club e Tombense, às 19h da próxima quarta-feira (16).

“Esse projeto luminotécnico executado no nosso Gigante da Vila Passos significa o retorno de uma era: a dos grandes jogos noturnos. Há algum tempo o estádio estava fechado para partidas à noite e a finalização da instalação dessa nova iluminação é uma conquista muito grande para o nosso esporte, para o nosso futebol. Desejo que o nosso esporte se beneficie muito mais dessa iniciativa da Prefeitura de São Luís”, disse o prefeito Eduardo Braide, que acompanhou de perto o calor dos torcedores neste retorno aos jogos noturno no Gigante da Vila Passos.

Tanto as duas torres de iluminação, quanto a marquise do estádio tiveram todas as lâmpadas trocadas; elas obedecem à voltagem necessária para a iluminação correta e precisa para os jogos noturnos. Além da reposição de lâmpadas, também foi revisto todo o sistema elétrico que envolve a ativação da nova iluminação, de modo a evitar panes e imprevistos durante as partidas de futebol que o estádio voltou, neste domingo, a receber, bem como o direcionamento dos refletores, como manda os protocolos da CBF.

Ainda quanto à parte de eletricidade, foi realizada a substituição de todo o Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA), ou seja, todos os pontos de para-raios tiveram de ser trocados para garantir mais segurança em partidas que forem surpreendidas por episódios de chuva, garantindo a integridade não só dos jogadores, mas, também, dos cerca de 10 mil torcedores que podem receber o Estádio Nhozinho Santos, quando em partidas com sua capacidade máxima.

“O prefeito Eduardo Braide se incumbiu de fazer todo tipo de avaliação em obras com muita responsabilidade. Quando encontramos o Nhozinho Santos ainda havia alguns defeitos. Agora, estamos encontrando as soluções necessárias para cada problema. É por causa de todo esse trabalho que digo que a iluminação do nosso Gigante da Vila Passos está pronta para receber os tão sonhados jogos noturnos”, ressaltou o titular da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel), o secretário Ricardo Diniz, que esteve presente na partida.

Além das intervenções no sistema de iluminação do estádio, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) também executou serviços estruturais em paralelo. Foi realizada a reforma dos banheiros e, também, do sistema contra possíveis incêndios, tudo para garantir o conforto e segurança dos torcedores e quem mais frequenta a arena.

Também acompanharam o prefeito Eduardo Braide, os secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella; de Administração, Diego Rodrigues; e o adjunto de Esportes, Arnaldo Murad.