Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís entrega selo e lança novo edital do programa Escola Sustentável

05/06/2023 22h07 - Atualizada em 15/06/2023 16h55

No dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho - a Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Meio Ambiente (Semmam) realizou, no Parque do Bom Menino (Centro), a entrega do selo e o lançamento do novo edital do programa Escola Sustentável para o ciclo 2023/2024.

O prefeito Eduardo Braide esteve no local participando da premiação, parabenizando os trabalhos de todos os alunos e o engajamento de todos professores, coordenadores e profissionais envolvidos.

“A gente tem a missão de cuidar da nossa cidade, pois ninguém consegue cuidar de uma cidade como São Luís, sozinho. É uma felicidade ter esse programa, com a gente coroando esse momento com a entrega dos troféus e certificados. Eu quero parabenizar vocês que estão hoje aqui, porque são as escolas que venceram e receberam o selo do programa Escola Sustentável. Esse programa é lei e vai ser realizado, tenho certeza que durante muitos e muitos anos”, declarou o prefeito que estava acompanhado da vice-prefeita, Esmênia Miranda.

O programa Escola Sustentável e o selo Escola Sustentável estão previstos na Lei N°6.945/20221, sancionada pelo prefeito Eduardo Braide, e tem como objetivo o incentivo e fortalecimento das ações de educação ambiental para escolas das redes pública e privada. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente de 2023, iniciada pela Semmam no último sábado (3).

“É uma iniciativa do prefeito Eduardo Braide para fomentar e fortalecer a prática da sustentabilidade nas escolas pertencentes à rede pública e privada. Neste primeiro ciclo certificamos 10 escolas com boas práticas e atuação sustentável nas suas ações pedagógicas, com o intuito de promover a sustentabilidade, o cuidado pela nossa cidade, a preservação ao meio ambiente”, disse a secretária municipal de Educação de São Luís, Caroline Marques Salgado.

Quem é educador, reforça a importância de se aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Foi o que destacou Franciane de Oliveira, professora do 7° e 8° ano da Escola Maria Alice Coutinho.

“O conhecimento que os estudantes têm em sala de aula vai servir, em algum momento, para a vida deles. Estudar o rio hoje, estudar a floresta amazônica que está sendo desmatada e depois fechar o livro e ir para casa como se nada tivesse acontecido não é o ideal. A gente tem que mostrar para eles que eles podem fazer a diferença, sim, onde eles estão, com pequenas práticas no seu dia a dia que, com certeza, vão ter relevância futuramente”, explicou a professora.

A aluna Isadora Batista, que tem 12 anos e cursa 7° ano da U.E.B. Maria Alice Coutinho, mostrou que aprendeu bem as lições repassadas pelos educadores, durante o projeto.

“Eu aprendi que nós devemos sempre reciclar. Na escola, aprendi que temos que preservar o meio ambiente porque ele é nosso habitat. As árvores têm uma fonte que nos ajudam a respirar, por causa da fotossíntese, por exemplo. Por isso, nós devemos reciclar os objetos porque isso ajuda a gente e o meio ambiente”, contou Isadora Batista.

Inscrições e premiados

A Coordenação do Núcleo de Educação Ambiental da Semed e das equipes técnicas da Semmam recebeu a inscrição de 20 projetos educacionais do Escola Sustentável. Quatro escolas foram premiadas por apresentarem os melhores projetos e boas práticas de educação ambiental.

Em primeiro lugar ficaram empatadas a Escola Casa Familiar Rural, do Quebra Ponte, e o Colégio Novo Horizonte, do bairro Radional. Já o segundo lugar ficou para o Colégio Batista Maranhense, na Cohama; enquanto o terceiro lugar ficou com a Unidade de Educação Básica (U.E.B) Dra. Maria Alice Coutinho, no Turu.

“Eu fiquei encantada com o trabalho que vocês desenvolveram com cada projeto, com o empenho de vocês. Quero parabenizar as gestoras das unidades, os alunos que se dedicaram quando a equipe técnica foi fazer a avaliação e observou a empolgação e a dedicação de cada um. A gente sabe que a Natureza pede socorro, mas são pequenas atitudes de vocês que vão fazer a diferença no nosso futuro para que São Luís cresça, mas cada vez mais sustentável”, enfatizou a secretária municipal de Meio Ambiente, Karla Lima.

Receberam o certificado com o Selo Escola Sustentável, por suas iniciativas de destaque na educação ambiental, o Colégio O Bom Pastor, Colégio Diante do Apreender, U.E.Bs. Menino Jesus de Praga, Arthur Nabantino Gonçalves de Azevedo, Dr. Aquiles Lisboa e Maria José Aragão.

As inscrições para o ciclo 2023/2024 são gratuitas, serão abertas e poderão ser feitas até o dia 5 de julho de 2023, por meio dos links para acesso que estão disponíveis no site da Prefeitura de São Luís, e nas áreas de editais da Semmam e Semed.