Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de São Luís abre Semana Municipal do Meio Ambiente no Parque do Bom Menino

03/06/2022 15h19 - Atualizada em 06/06/2022 15h34

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), abre, neste domingo (5), às 8h, no Parque do Bom Menino (Centro), a Semana Municipal do Meio Ambiente 2022. Com o tema "Sustentabilidade Urbana - construindo a capital do futuro", o evento acontece de 5 a 11 de junho com palestras, oficinas, mesas redondas e o lançamento do Programa Escola Sustentável, que será aplicado nas unidades da rede pública municipal como forma de promover a sustentabilidade socioambiental na capital.

"É uma orientação do prefeito Eduardo Braide buscarmos iniciativas para fazer de São Luís uma cidade inteligente, humana e sustentável. A programação vai festejar, mas também vai trazer muito conhecimento sobre esse grande desafio mundial que conta com a participação de todos nós", disse a titular da Semmam, Karla Lima.

A programação de abertura, no domingo (5), data em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, terá início às 8h com a ‘Blitz do Bem’, onde serão distribuídos ‘lixocar’ para estimular uma melhor conscientização da população, principalmente sobre a importância da coleta seletiva do lixo. Haverá, também, a doação de mudas de plantas e piquenique da família. Haverá atividades para criançada com contação de histórias e brincadeiras antigas, que serão promovidas em parceria com a Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel). Técnicos do Instituto Municipal da Paisagem Urbana (Impur) irão ministrar oficina sustentável para confecção de brinquedos com materiais recicláveis. A atração cultural ficará a cargo da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), com a apresentação do Bumba-meu-boi Estrela da Mata.

As palestras e mesas redondas irão acontecer ao longo da semana, no Auditório Armando Gaspar, no SEBRAE - Jaracaty, e trarão nomes de referência nacional para falar sobre ética e sustentabilidade nos espaços urbanos, mudanças climáticas e mercado de carbono.

A programação incluirá, também, feirinha sustentável, campanha de adoção de animais e a ação Plante o Bem, em que o público poderá trocar mudas de plantas por alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições e famílias assistidas pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).