Secretaria Municipal de Meio Ambiente

SISMUC

A iniciativa de criação de um Sistema Municipal de Unidades de Conservação (SISMUC) atende a demanda local de criação, implantação e gestão de áreas protegidas para garantir a conservação da biodiversidade e manutenção de serviços ecológicos.

Este sistema representa um significativo avanço em direção ao desenvolvimento sustentável do município, contribuindo para que, localmente, as metas estabelecidas pela Convenção da Diversidade Biológica sejam alcançadas. O SISMUC apresenta um caráter amplamente participativo, tendo em vista que sua concepção valorizou o controle social em relação às Unidades de Conservação de São Luís.

Tem como objetivo promover a sustentabilidade dos ecossistemas de São Luís, respeitando as suas especificidades, por meio da criação, expansão e consolidação de áreas protegidas e unidades de conservação e outras áreas de interesse ambiental, bem como para a definição e disseminação de políticas de conservação, uso sustentável e gestão integrada dos ecossistemas, coma justa repartição dos benefícios decorrentes.

Para conhecer a lei de criação do Sismuc, clique aqui.