Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia

São Luís está pronta para receber a tecnologia 5G

02/06/2022 15h22 - Atualizada em 08/06/2022 16h23

O prefeito Eduardo Braide esteve reunido com representantes da Operadora TIM, nesta quarta-feira (01), na sede da Prefeitura de São Luís, para tratar dos investimentos que serão feitos pela Companhia na capital maranhense. Entre as ações a serem realizadas, está a preparação da rede de telefonia para inclusão do 5G, além de investimentos robustos na infraestrutura da rede, com alguns projetos exclusivos que proporcionarão uma modernização na prestação de serviços na cidade.

“Com a Lei Municipal 6.985/2022, a nossa cidade está preparada para receber essa nova tecnologia 5G, que vai proporcionar uma internet mais rápida, mais segura e vai permitir uma série de novos serviços em diversas áreas”, garantiu o prefeito Eduardo Braide.

A Lei Municipal no 6.985/2022 foi sancionada pelo prefeito Eduardo Braide nos primeiros meses de 2022, graças a uma articulação que já ocorria desde 2021 com a Câmara Municipal de Vereadores. Essa vitória transformou São Luís em uma cidade apta a receber a tecnologia, democratizando ainda mais a conectividade e a evolução em diversos setores.

Dentre os planos da operadora, está o foco de cobrir 100% dos municípios do Estado com a rede 4G até 2023 e a preparação para trazer o 5G para a capital São Luís, assim que for liberado pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). A companhia está presente, hoje, em 167 cidades, o que corresponde a 76% do total de cidades, sendo 159 municípios do Maranhão cobertos com a rede de quarta geração. Com a migração dos clientes da Oi, nos DDD 99, a perspectiva é ampliar ainda mais os serviços.

“A cada ano, consolidamos nossa presença e liderança de mercado no Maranhão. São projetos de infraestrutura de rede, tecnologia e inovação para garantir que nossos clientes tenham a melhor experiência com nossos serviços. Além da forte evolução da cobertura 4G, seguimos preparando o caminho para a chegada da tecnologia 5G que, acreditamos, irá democratizar o acesso à saúde, à educação à distância e a inclusão e transformação digital nas cidades, estimulando a geração de mais negócios e oportunidades para a vida dos brasileiros”, afirma a gerente de Relações Institucionais do Norte, Bianca Franco.

A reunião contou com a presença dos secretários  municipais de Informação e Tecnologia (Semit), Felipe Falcão e de Urbanismo e Habitação (Semurh), Bruno Costa, que falaram dos ganhos que a capital terá com essa parceria entre a TIM e o executivo municipal.

“Esse diálogo com a TIM foi importante para discutirmos a legislação e saber sobre os decretos que vão regulamentar essa implantação. O decreto já está sendo construído pela Semit e será finalizado pela Semurh”, explicou o secretário da Semurh, Bruno Costa.

Vantagens Econômicas

“Aumento de empregos diretos e indiretos no setor de serviços e a possibilidade de viabilizar diversos projetos embrionários de inovação tecnológica, são exemplos dos ganhos que teremos com a nova tecnologia. Além disso, a aprovação da nova lei das antenas de geração do 5G garante segurança jurídica para que provedores de intenet apresentem suas propostas de interesse em investimento na ampliação do sinal de 4G e instalação do sinal 5G. Como vantagens técnicas, a cobertura 5G vai garantir um maior volume de acessos a rede de internet com maior velocidade e menos latência”, disse o secretário da Semit, Felipe Falcão.