Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeito Eduardo Braide autoriza construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís

09/12/2022 16h01 - Atualizada em 26/12/2022 18h01
Secom

Cumprindo mais uma das metas de seu plano de governo, o prefeito Eduardo Braide assinou, nesta quarta-feira (7), ao lado da vice-prefeita Esmênia Miranda, dos filhos Maria Antônia, Manuela e Tom, cãozinho de estimação dos filhos do prefeito e de diversas autoridades, a Ordem de Serviço para a construção do primeiro Hospital Municipal Veterinário de São Luís.

A unidade de saúde animal irá funcionar na área Itaqui-Bacanga e oferecerá uma série de serviços gratuitos a animais domésticos e em situação de vulnerabilidade.

“Hoje é um dia histórico para nossa cidade, ter a oportunidade de assinar essa Ordem de Serviço para construção do Hospital Veterinário de São Luís, realmente, é um momento de muita alegria, porque é um compromisso que fiz enquanto candidato e está registrado no meu plano de governo e esse dia chegou não só por vontade e determinação minha, mas pela soma de esforços de diversas pessoas, como organizações, parlamentares, sociedade civil e todos que estão comprometidos com a causa animal. Que venha o Hospital Veterinário”, destacou o prefeito Eduardo Braide ao acionar o botão de início das obras.

As obras para a construção do Hospital Municipal Veterinário serão executadas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), com investimentos de, aproximadamente, R$ 2,3 milhões de recursos de Operação Urbana.

A previsão de entrega é para o segundo semestre de 2023. A construção do Hospital conta, ainda, com a parceria das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que é responsável pela consultoria técnica; e pela Secretaria de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), que criou todo o projeto.

“O prefeito Eduardo Braide nos determinou e fizemos todo o projeto do Hospital, na Semispe, observando as demandas e as necessidades da cidade, acompanhado do professor Arnaldo Muniz, que é especialista da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). Eu só tenho que agradecer por ter feito parte desse processo para que este sonho que sonhamos juntos se tornasse realidade”, disse a secretária da Semispe, Verônica P. Pires.

O equipamento, que terá endereço na Av. dos Portugueses, Anjo da Guarda - ao lado do Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE) da área Itaqui-Bacanga, ocupará um espaço de mais de dois mil metros quadrados.

O secretário da Semurh, Bruno Costa, explicou como todo o espaço será utilizado e quais equipamentos estão incluídos no projeto.

“Vamos ter diversos equipamentos, estacionamento amplo, quatro consultórios, dois centros cirúrgicos, mais de 30 leitos de internação e recuperação, farmácia e exames de raio-x, ultrassom e exames laboratoriais, então, a gente vem realmente com uma estrutura de hospital para dar um atendimento aos animais do começo ao fim”, explicou o titular da Semurh, Bruno Costa.

O espaço será administrado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e também contará com serviços de prevenção – consultas, exames, vacinação – e atendimentos emergenciais, que serão disponibilizados para pets de famílias cadastradas nos programas sociais de governo, bem como, animais sob tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs), protetores independentes, atuantes na causa animal e sociedade civil.

“Fazer parte desse momento é mais uma prova da sensibilidade e da responsabilidade do prefeito Eduardo Braide que colocou a causa animal no seu plano de governo e mais do que isso, está colocando agora na prática. Parabéns à cidade, à sociedade civil, aos protetores dos animais e ao prefeito pela sua sensibilidade e responsabilidade em estar cumprimento mais uma página importante da sua gestão”, destacou o secretário da Semus, Joel Nunes.

Compra de Equipamentos

Além dos R$ 2,3 milhões de recursos da Semurh, responsáveis pela construção da obra, a compra dos equipamentos que serão utilizados para os atendimentos dos pets já está garantida, graças a emenda parlamentar do deputado federal Aluísio Mendes (PSC), articulada pelo vereador e defensor da causa animal, vereador Dr. Gutemberg (PSC), que agradeceu, na solenidade, à generosidade do deputado.

“Agradeço o apoio do prefeito Eduardo Braide, e a generosa contribuição do deputado Aluísio Mendes, que destinou emendas para o hospital. Esse é um sonho antigo meu e de muitos defensores de animais da nossa cidade. Nós estamos aqui fazendo um resgate de todos os animais de estimação de São Luís e eu estou mega feliz em participar da concretização deste sonho”, disse o parlamentar, que também é médico, e autor da Lei nº 6.698/2020, que permite a liberação de animais de estimação para os pacientes internados em hospitais.

Presentes à solenidade e também defensores das pautas que defendem a causa animal na Câmara Municipal, os vereadores Marlon Botão (PSB) e Domingos Paz (Podemos), falaram sobre este momento histórico, na solenidade de assinatura da Ordem de Serviço.

“Moro aqui na área Itaqui Bacanga e o primeiro Hospital Veterinário ser implantado aqui me deixa muito feliz e tenho certeza que a comunidade vai reconhecer esse trabalho que lutamos quando o prefeito ainda era candidato. Parabéns prefeito Eduardo Braide, por mais uma obra que o senhor está trazendo para a área Itaqui Bacanga”, disse o vereador Domingos Paz (Podemos).

“O prefeito Eduardo Braide mostra mais uma vez a importância de cuidar das pessoas sendo esta a marca principal da sua gestão. Parabenizo a todos que lutam pela causa animal, por todos os parlamentares da Câmara que defendem a causa e a todos os envolvidos, este momento já ficou para a história de São Luís", destacou o vereador Marlon Botão (PSB).

Sonho das ONGS e dos protetores independentes

“No Maranhão não existe nenhum hospital e atendimento gratuito aos animais e agora nós vamos ter. Esse hospital não vai atender apenas os animais que vêm das ONGs e dos protetores, mas também da população de baixa renda que é muito carente de atendimento. Nossa demanda é muito grande e a Prefeitura está de parabéns por suprir esta demanda” agradeceu Leandro Nunes, Presidente da Associação Maranhense em Defesa dos Animais (Amada).

“Essa reivindicação é antiga de todos os protetores independentes e das ONGs. O número de animais abandonados aumentou muito e a gente não tem condições de arcar com tantas despesas para cuidar dos animais. Então esse hospital vem em boa hora e, através dele, graças ao prefeito Eduardo Braide, vamos ter muito mais capacidade  de cuidar desses animais”, frisou Nogueira, protetor que é defensor da causa animal e mora na área Itaqui Bacanga.

Na solenidade de assinatura também estavam presentes os secretários David Col Debella (Semosp), Simão Cirineu (Seplan), Victor Cunha, diretor da Blitz Urbana, Francelena Silva, superintendente de Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Karina Léda, presidente da ONG Dindas Formiguinhas, Zulmira Silva, coordenadora adjunta da faculdade Florence do curso de veterinária, vereadora Silvana Noely (PTB), Cláudio Rebelo, promotor de Meio Ambiente, deputado estadual eleito, Fernando Braide (PSC), Arnaldo Muniz, coordenador de Vigilância em Zoonoses, Arthur Jorge, presidente diretor da Alpha Engenharia e o ex-vereador, Charles dos Carrinhos.