Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís troca experiência na área de inovação e sustentabilidade em evento internacional realizado no Chile

27/09/2022 17h20 - Atualizada em 07/10/2022 18h25

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais (Semispe), está participando, entre os dias 26 a 30 de setembro, da Missão Internacional para Cooperação entre o Município de São Luís e o Governo Regional Metropolitano de Santiago.

A secretária Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires, participou da primeira reunião entre as equipes dos governos municipais de São Luís e Santiago para apresentação das políticas e ações com objetivo de trocar experiências e conhecer as oportunidades e desafios de cada localidade no que se refere às pautas de sustentabilidade e inovação. Também estavam presentes o assessor de Desenvolvimento Sustentável, André Lobão; e a superintendente da Agenda 2030, Brenda Izidio Jerez.

Para a secretária Verônica P. Pires, a cooperação entre as duas cidades trará muitos ganhos e avanços nos projetos desenvolvidos pela gestão Eduardo Braide para São Luís.

"Tivemos um dia muito proveitoso, em que foi possível conhecer in loco as oportunidades e desafios da capital chilena. É importante destacar ainda a expertise da governança municipal chilena nas questões relacionadas à inovação e sustentabilidade em seus territórios e comunidades", afirmou.

Na ocasião, o governador da Região Metropolitana de Santiago, Cláudio Orrego, agradeceu a presença da equipe de São Luís e destacou a importância da cooperação entre os dois países, principalmente por ser uma iniciativa inédita de cooperação direta entre municipalidades de países da América Latina.

Delegação

Além da delegação capitaneada pela secretária Veronica P. Pires e técnicos do Município, a agenda da Missão Internacional de Cooperação entre São Luís (Brasil) e Santiago (Chile) conta com a participação de membros da Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e do Setor de Cooperação Técnica da Embaixada do Brasil em Santiago no Chile, que são responsáveis pela articulação da agenda de trabalho e relações diplomáticas entre os dois países e as respectivas municipalidades.

Agenda

A agenda de trabalho em Santiago seguirá por toda a semana tratando temas como a Agenda 2030, economia circular, ação climática e cidades inteligentes.