Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Prefeitura de São Luís inicia “Natal da Esperança” no Centro

08/12/2021 10h41 - Atualizada em 13/12/2021 11h11

Alegria e encanto marcaram a abertura da programação do “Natal da Esperança”, da Prefeitura de São Luís, na noite de terça-feira (7), no Centro da capital. No Largo do Carmo, uma programação com várias apresentações, assim como as Praças João Lisboa e Benedito Leite, e as Ruas de Nazaré e do Egito, que receberam uma decoração e iluminação especiais. A programação segue até o próximo dia 26, sempre a partir das 19h, simultaneamente a que está sendo realizada com o “Natal no Bairro”.

A abertura foi realizada pelo prefeito Eduardo Braide, que subiu ao palco junto da primeira-dama, Graziela Braide, fez seus votos de felicidade para São Luís e ainda realizou a contagem regressiva para que fosse acesa a árvore de natal, de cerca de 20 metros, instalada em frente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo – monumento histórico que compõe o cenário escolhido para celebrar o mês de dezembro e o tão esperado Natal na cidade.

“O ‘Natal da Esperança’ foi preparado com muito carinho para trazer mais fé a todos. Fé de que venceremos essa pandemia e de que dias melhores virão. Essa programação de Natal é uma forma da Prefeitura de São Luís estar junto da população neste momento que é tão especial e sempre esperado por todos. Com o mesmo objetivo também estamos realizando o ‘Natal no Bairro’, levando magia e alegria aos moradores de vários bairros da cidade. O meu desejo é de que todos tenham um natal feliz”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Com a iluminação da árvore de natal já acesa, foi a vez da primeira atração da noite subir ao palco. A Trupe Doce Natal elevou a animação do público, que, ao fim da apresentação, pôde registrar o momento com personagens tradicionais do Natal, como a mamãe e o papai-noel, além de outros que compõem a atração natalina infantil.

Em seguida, o público foi embalado pelas canções de Natalina da Paixão e Companhia Barrica, encantando a todos, como a universitária Ana Luísa Gomes, de 26 anos.

“Essa é uma das melhores atrações de natal da cidade. A Prefeitura de São Luís está de parabéns pela programação, é uma novidade que encanta a população e dá vida a esse espaço que é muito bonito, mas pouco aproveitado pelas pessoas”, disse.

Encerrando a noite de apresentação, a Companhia Desmandar emocionou a todos com a encenação religiosa “O auto de Natal 2021 – o nascimento de Jesus”, despertando no público a vontade de prestigiar as próximas atrações do Natal da Esperança, até o dia 26 de dezembro, com uma programação ampla, diversificada e imperdível, que também seguirá acontecendo em locais mais distantes do Centro, com o “Natal no Bairro”.

“O mais legal desse projeto é que a Prefeitura de São Luís descentralizou uma festa que, por anos e anos, ficou acontecendo somente no Centro da cidade. Então, para além daqui, do Largo do Carmo, também seguiremos com o ‘Natal no Bairro’, uma festa bonita, com muita apresentação e interação, fazendo com que a cidade se una”, lembrou a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda, que estava acompanhada de seu esposo, Sandro Ribeiro, e da filha do casal, Sofia.

Decoração natalina

Agora, além da iluminação da fachada do Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura de São Luís, as praças João Lisboa e Benedito Leite, bem como as ruas de Nazaré e do Egito e Largo do Carmo, também contam com uma decoração especial.

Na Praça João Lisboa, todas as árvores receberam luzes de Natal. Ainda no espaço, foi instalada uma guirlanda, servindo de cenário para o registro fotográfico dos visitantes. Já na Praça Benedito Leite, o Município fez a instalação de um túnel iluminado, formado por arcos, assim como as árvores e o coreto, que também foram ornamentados.

Quanto à Rua de Nazaré, que liga as praças Benedito Leite à João Lisboa, a Prefeitura de São Luís fez a instalação aérea de um jogo de iluminação em toda a extensão da via, formando uma espécie de céu iluminado. Por fim, na Rua do Egito, as árvores foram adornadas com luzes e representações religiosas iluminadas, instaladas no alto das árvores e a fachada do prédio da futura sede da Semfaz recebeu um cenário instagramável para o público.

Já no Largo do Carmo, foram instaladas a árvore de natal luminosa, de mais de 20 metros de altura, e um letreiro, também iluminado, com o ano de 2022 – referenciando o ano-novo prestes a se iniciar. “Eu achei a decoração muito bonita. Os envolvidos estão de parabéns”, finalizou a estudante Karoline Gomes.

Estiveram presentes durante a abertura da programação do “Natal da Esperança” no Centro Histórico, os secretários municipais de Cultura; Marco Duailibe; de Comunicação, Igor Almeida; de Obras e Serviços, David Col Debella e seu adjunto, Thiago Trindade; de Administração, Diego Rodrigues; de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais, Verônica P. Pires; de Trânsito e Transportes, Diego Baluz; de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; a adjunta de Turismo, Sabrina Martins; e os presidentes da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Felipe Mussalém e do Instituto de Previdência e Assistência do Município, Nádia Quinzeiro, além do presidente da CDL-MA, Fábio Ribeiro.

Programação Circuito Centro – Natal da Esperança

Dia 08/12 – Quarta-feira

19h – Natal das Princesas, com a Companhia Thayná Matarazzo

19h30 – Show “Magia de Natal”, com Oberdan Oliveira e Banda Embala Brasil