Secretaria Municipal de Inovação, Sustentabilidade e Projetos Especiais

Assessorias e contatos

Gabinete da secretária
Email: semispe.pmsl@gmail.com

Assessoria de Comunicação

É responsável por planejar, coordenar e executar a política de Comunicação Social da Secretaria, em consonância com as diretrizes da comunicação da gestão municipal de São Luís; produzir e divulgar conteúdos institucionais; comunicar ao público interno às informações que saem sobre o órgão na mídia; atender às solicitações de informação dos meios de comunicação e responder aos questionamentos relativos às ações da Secretaria; desenvolver estratégias para fortalecer positivamente a imagem institucional; gerir e fiscalizar atividades relacionadas à publicidade institucional.

Email: comunicacao.semispe@gmail.com

Assessoria Jurídica

Realiza atividades de consultoria e assessoramento jurídico interno da Semispe. Tendo como principais incumbências: emitir pareceres em processos e documentos enviados pelas unidades da Secretaria; analisar e propor soluções, de caráter jurídico, para os assuntos que lhe sejam cometidos pela Secretária Municipal; estudar, propor e sugerir alternativas em consultas formuladas pelas unidades da Secretaria; instruir pedidos de informação encaminhados ao Secretário Municipal por órgãos de controle externo; prestar informações para subsidiar a defesa da Prefeitura em processos que envolvam a Secretaria; assessorar a elaboração de atos normativos e processos de licitação e contratações, bem como analisar minutas de editais, contratos, convênios e parcerias em geral; assessorar nas áreas de controle, risco, transparência e integridade da gestão; acompanhar e dar suporte para o estabelecimento de parcerias público-privadas (PPP) e concessões.

Email: assejur.semispe@gmail.com

Assessoria de Projetos

Tem como objetivo propor soluções de arquitetura e engenharia para os outros eixos de atuação da Secretaria. Os projetos são respostas objetivas de suporte aos produtos gerados pela assessoria de cidades inteligentes e de desenvolvimento sustentável. Projetar é planejar de maneira sustentável e eficiente, buscando soluções não apenas estéticas, mas funcionais que irão trazer comodidade, segurança e valorização do espaço público, melhorando a qualidade de vida da população.

Email: assepro.semispe@gmail.com

Assessoria de Desenvolvimento Sustentável 

Tem como objetivo promover políticas de desenvolvimento sustentável, a partir de soluções criativas conectadas às novas economias, com a atuação em 5 (cinco) eixos: diversidade e inclusão social, educação e saúde, inovação tecnológica e social, cultura e turismo, gestão do conhecimento.

Email: sustentabilidade.semispe@gmail.com

Assessoria de Cidades Inteligentes 

Tem como função primordial coordenara jornada de transformação digital do desenvolvimento urbano sustentável da cidade de São Luís, trabalhando na elaboração de estratégias para, de forma gradual, transformar São Luís em uma cidade mais sustentável, justa e inteligente. Esse processo desafiador de transformação digital das cidades requer um pensamento estratégico e amplo, deve estar em consonância com os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030, além da participação de diversos atores tanto institucionais como da sociedade civil organizada.

Email: cidadesinteligentes.semispe@gmail.com

Assessoria Administrativa

Tem como atividade principal atender as necessidades da Secretaria, no que tange ao planejamento estratégico, gestão de pessoas e atividades de suprimentos e logística. Na Assessoria também estão inclusas as áreas de orçamento, contabilidade e financeiro.

Email: adm.semispe@gmail.com

Assessoria de Desenvolvimento Socioeconômico

Tem como objetivo buscar oportunidades de recursos financeiros através de agentes nacionais e internacionais promovendo a viabilidade de projetos pertinentes ao desenvolvimento estratégico local.

Email: captacaoderecursos@gmail.com

Assessoria de Articulação e Gestão de Projetos

Tem como objetivo monitorar e acompanhar a realização de todas as ações dos Projetos estruturantes, por meio da implantação de metodologias e ferramentas de gestão, que possibilitam maior agilidade na tomada de decisão; controle efetivo dos processos internos e foco em resultados.

Email: gestao.semispe@gmail.com

Unidade de Gerenciamento de Projeto - BID

Unidade de Gerenciamento do Programa de Revitalização do Centro Histórico de São Luís - Contrato de Empréstimo nº 2715/OC-BR. PROCIDADES/BRL 1117, assinado entre a Prefeitura de São Luís e Banco Interamericano de Desenvolvimento. O objetivo geral do Programa é de contribuir para a revitalização do Centro Histórico de São Luís mediante a implementação de projetos estratégicos que promovam sua recuperação urbana, cultural, socioeconômica e habitacional.