Secretaria Municipal de Governo

Prefeitura de São Luís mantém serviços essenciais no Município na segunda-feira (25), feriado de Natal

20/12/2023 19h02 - Atualizada em 01/01/2024 23h32

A Prefeitura de São Luís, seguindo o calendário anual de feriados e pontos facultativos nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal para o ano de 2023, informa que segunda-feira (25), feriado de Natal, os serviços municipais terão funcionamento diferenciado, em regime de plantão. Ficam mantidos os serviços essenciais nas áreas de urgência, como saúde, limpeza pública, Guarda Municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros.

Saúde

No dia 25 de dezembro, feriado de Natal, estarão em funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e os atendimentos nos serviços de urgência e emergência da rede municipal de saúde (Socorrão I, Socorrão II, Hospital da Criança, Unidades Mistas, Pronto Socorro do Anil, Socorrinho do São Francisco, UPA da Zona Rural e Centro de Parto Humanizado Nazira Assub). Enquanto o funcionamento das unidades básicas de saúde e todos os demais serviços voltam ao seu funcionamento na terça-feira (26).

Segurança

Os serviços da Guarda Municipal de São Luís e a Defesa Civil serão mantidos normalmente, sem alteração no efetivo. A Guarda Municipal vai intensificar os patrulhamentos nos cinco terminais de integração e nas ruas. Já nas praias da Ponta d'Areia e do Olho d'Água, os guarda-vidas vão reforçar as rondas. A Defesa Civil de São Luís, por sua vez, vai ficar de prontidão para qualquer eventualidade.

Urbanização e Blitz Urbana

Não haverá expediente na Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), assim como na Blitz Urbana, sendo o atendimento à população retomado normalmente na terça-feira (26).

Trânsito e Transportes

O atendimento ao público em geral da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) não funcionará durante o feriado de Natal. Entretanto, o plantão de fiscalização e levantamento de sinistros de trânsito funcionará normalmente. Já o serviço de transporte funcionará com a frota equivalente à dos dias de domingo.

Serviços de limpeza e iluminação pública

Os serviços de iluminação pública seguem com programação de atendimento de chamados para manutenção e emergencial no feriado. A coleta domiciliar segue com operação normal, no feriado do dia 25. Trabalhos de varrição manual serão realizados em locais como Centro Histórico, Praça Deodoro, Mercado do Peixe e Anel Viário, Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen, entre outros. No dia 25 todos os Ecopontos estarão fechados, retornando seu funcionamento normal na terça-feira (26).

Telefones úteis

Para casos emergenciais seguem números de contatos de serviços essenciais:

•          Guarda Municipal - (98) 153

•          Ambulância – SAMU - (98) 192