Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide participa de desfile cívico em comemoração aos 200 anos de Independência do Brasil

07/09/2022 18h13 - Atualizada em 13/09/2022 18h40

O prefeito Eduardo Braide participou, na manhã desta quarta-feira (7), do tradicional desfile do dia 7 de setembro, suspenso nos dois últimos anos em decorrência da pandemia. Neste ano de celebrações pelos 200 anos da Independência do Brasil, a concentração começou às 9h, na Avenida Vitorino Freire, Areinha, e contou a presença de autoridades dos poderes Executivo e Judiciário, bem como das Forças Armadas.

“Comemorar a independência do nosso país é reforçar nosso sentimento de amor pelo Brasil e hoje, após dois anos de pandemia, vejo muitas crianças e famílias prestigiando o evento. E essa união de todos deve ser o exemplo principal dessa data que é de todos os brasileiros”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A solenidade teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Maranhão e de São Luís, junto à execução do Hino Nacional. O coronel Benitez Leal, da Aeronáutica, hasteou a bandeira do Brasil, o desembargador Paulo Velten, presidente do Tribunal de Justiça (TJMA) levantou a bandeira do Maranhão, seguido pelo prefeito Eduardo Braide que hasteou a bandeira de São Luís.

Na sequência, foi aberto o desfile cívico-militar, que seguiu pela avenida Vitorino Freire. O cortejo contou com tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica e integrantes da Polícia Militar. Alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular, também passaram pela Avenida. Na solenidade também estavam membros do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.

O comandante do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), tenente-coronel Sérgio Henrique Lopes Rendeiro, falou da alegria de poder reunir a população novamente para este evento que lembra a importância do país e do sentimento de pertencimento da população.

“A maior alegria é termos vencido a pandemia e conseguir, este ano, realizar o desfile que comemora os 200 anos de Independência do Brasil. Esse espírito de cidadania é muito significativo e importante. Precisávamos retomar esse sentimento de patriotismo na população”, disse o coronel.

Quem estava com saudades do desfile era dona Maria das Graças, de 58 anos, que mora próximo do bairro Areinha e todo ano sai de casa bem cedo no dia 7 para prestigiar a beleza do desfile. “Eu já estava com saudades de ver o desfile. O dia 7 de setembro é muito tradicional, mas não vinha sendo celebrado por conta da pandemia. Este ano foi retomado e está lindo”, disse a dona de casa, acompanhada do neto de 8 anos.

O evento também teve o apoio de profissionais que garantiram toda a organização e segurança da população que prestigiou o desfile, como as equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Blitz Urbana, e dos agentes de limpeza.