Secretaria Municipal de Governo

Prefeito Eduardo Braide conversa com rodoviários e afirma que não há motivos para demissões

18/02/2022 14h16 - Atualizada em 14/03/2022 13h29

O prefeito Eduardo Braide assegurou, nesta sexta-feira (18), aos trabalhadores do Sistema de Transporte Urbano de São Luís, que a Prefeitura tem cumprido com as cláusulas do acordo firmado em novembro de 2021, que instituiu o repasse de auxílio emergencial mensal no valor de R$ 4 milhões para garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas dos rodoviários. Ainda segundo os rodoviários, os salários têm sido pagos com atraso, além de estarem sendo feitos descontos e benefícios como o ticket alimentação.

“Eu estou com vocês. Não há nenhum motivo para os direitos trabalhistas de vocês não estarem sendo cumpridos. Quando eu autorizei, em novembro do ano passado, que o Município disponibilizasse o pagamento de um auxílio emergencial para o setor de transporte público da capital, fiz questão que fosse incluído no acordo assinado entre a Prefeitura e as empresas do setor uma cláusula garantindo que o valor do auxílio emergencial fosse totalmente destinado para o cumprimento dos direitos trabalhistas dos trabalhadores do transporte”, explicou o prefeito aos trabalhadores.

O prefeito Eduardo Braide também reafirmou que irá cobrar das empresas o cumprimento dos termos do acordo firmado em novembro do ano passado.

“Com o apoio de vocês vamos tomar todas as medidas legais necessárias para que trabalhadores do setor de transporte e os usuários sejam respeitados. Não há motivos para se falar em demissões. O Município tem cumprido com o seu papel em relação ao contrato de concessão das linhas de ônibus e do acordo para o pagamento do auxílio emergencial. Vamos fiscalizar e cobrar das empresas o cumprimento dos termos tanto do contrato de licitação quanto do acordo que firmamos no ano passado”, destacou o prefeito de São Luís.

Em novembro do ano passado, a Prefeitura de São Luís e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) firmaram acordo para o repasse de auxílio emergencial no valor de R$ 4 milhões ao setor. O acordo, que incialmente seria de três meses, foi prorrogado por mais dois, garantindo o repasse de R$ 20 milhões para subsidiar o Sistema de Transporte Urbano de São Luís e garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas dos rodoviários.