Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Prefeitura de São Luís realiza quarta edição do Festival Paraolímpico Loterias Caixas

19/05/2023 18h30 - Atualizada em 31/05/2023 17h39

A Prefeitura de São Luís realiza, neste sábado (20) até a terça-feira (23), a 4º Edição do Festival Paraolímpicos Loterias Caixas. O evento é um dos mais importantes do Brasil e o único da América Latina com o intuito de oferecer a crianças com deficiência do território nacional a experiência de vivenciar algumas das        modalidades paralímpicas e propiciar a inclusão social destas crianças por meio do esporte. Os jogos serão realizados na Universidade Ceuma do Renascença, das 8h30 às 12h.

O festival, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2018, será executado no Maranhão por quatro núcleos, sendo um no município de Timom e as outros três na capital maranhense, sendo estes últimos organizados pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio das secretarias de Saúde (Semus) e Comunicação (Secom).

Para o secretário municipal extraordinário da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga, desenvolver o Festival Paralímpico Loterias Caixas, evento pensado e realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, tem tudo a ver com a missão da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência, uma vez que se está fomentando a política de esporte para as pessoas com deficiência.

“Hoje conseguimos alcançar cerca de 250 crianças e adolescentes, na sua maioria com deficiência, com práticas paraesportistas que, com certeza, boa parte não sabe como funciona ou até nunca ouviu falar. Contamos com mais de 100 voluntários, a maioria alunos do curso de Educação Física. Esse é outro objetivo do Movimento Paralímpico, fazer com que futuros profissionais principalmente da área do esporte paraolímpico e adaptado conheçam as modalidades e sejam incentivadores dentro da sala de aula”, destacou o secretário.

Participações

Ao todo são mais de 120 núcleos espalhados por todo Brasil. Participam das competições crianças deficientes e não deficientes (até 20%), com idade entre 8 a 17 anos, praticantes ou não de esportes paralímpico, vinculadas ou não a clubes, associações, institutos e centros de reabilitação nas cinco regiões geográficas do Brasil.

Em São Luís, são mais de 200 crianças e adolescentes inscritos, que disputarão em quatro modalidades esportivas: parabadminton, bocha, basquete em cadeira de rodas e futebol de cegos. O evento conta ainda com cerca de 120 voluntários, na sua maioria do curso de Educação Física, além de um público geral de participantes envolvidos chegando a 400 pessoas.

Mais de 10 escolas da rede municipal de ensino serão contempladas, o maior quantitativo será da Escola Bilíngue, juntamente com instituições que desenvolvem serviços para pessoas com deficiência como, Instituto Clinica e Escola Acolher e a APAE. Foram designados para acompanhar todo o evento quatro intérpretes de Libras.

Além do patrocinador oficial do festival, as Loterias Caixa, a Prefeitura de São Luís conta ainda com o apoio de outros órgãos e instituições: Conselho Regional de Educação Física (CREF21/MA), Associação Paradesportiva Maranhão (ASPAMA), Centro Desportivo Maranhense de Cegos (CEDEMAC), Universidade Ceuma, polo Renascença.

Programação sábado (20)

08h30 – Concentração;

09h00 – Início da primeira sessão;

09h30 – Término da primeira sessão;

09h45 – Início da segunda sessão;

10h15 – Término da segunda sessão;

10h30 – Início da terceira sessão;

11h00 – Término da terceira sessão;

11h15 – Início da quarta sessão;

11h45 – Término da quarta sessão;

12h00 – Vídeo paralímpico;

12h00 – Distribuição de lanches.