Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Arraial da Cidade reúne milhares de pessoas na noite de abertura, na Praça Maria Aragão

11/06/2022 13h24 - Atualizada em 17/06/2022 17h16
Secom

Palco para a cultura popular do Maranhão, o Arraial da Cidade, realizado pela Prefeitura de São Luís, reuniu milhares de pessoas na noite de abertura, na sexta-feira (10), na Praça Maria Aragão (Centro). O evento, que se estende até o dia 30 de junho com programação de quarta-feira a domingo, contou com a presença do prefeito Eduardo Braide que esteve acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, vereadores e autoridades do Município. Entre os presentes, o sentimento era de alegria e emoção com a volta das festas juninas.

"Nós preparamos a festa do coração para nossa gente. Depois de dois anos sem São João por causa da pandemia, agora podemos voltar graças a uma vitoriosa campanha de vacinação que continua acontecendo. O Arraial da Cidade é alegria em um espaço organizado, amplo com uma infraestrutura pensada para idosos, crianças e para as famílias que podem vir e viver essa emoção que é o nosso festejo junino", disse o prefeito Eduardo Braide.

Com projeto cenográfico assinado pelos artistas plásticos Ítalo Fonseca e Marcos Paulo Teixeira, a decoração do Arraial da Cidade é uma atração à parte.

Um dos destaques são as barracas que oferecem comidas típicas. Inspiradas nas meias-moradas do Centro Histórico, as edificações não usam palhas nas coberturas, o que garante uma construção mais sustentável e ecológica.

Também foi sucesso entre os visitantes, os pórticos de entrada do terreiro, decorados com grandes balões juninos revestidos de chita. Além das bandeirinhas que enfeitam parte do terreiro junino.

Como parte das ações de inclusão e acessibilidade, foi montado um espaço reservado para pessoas idosas e deficientes. Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) estavam posicionados sobre o palco, traduzindo o evento. 

O Arraial da Cidade conta ainda com dois palcos, sendo um tablado no qual se apresentam as manifestações folclóricas e outro, destinado para shows. Em ambos, há uma estrutura de som e luz sobre o tablado e um telão tridimensional no qual podem ser vistas as imagens das apresentações, além de outros dois colocados nas laterais do outro palco onde acontecem os shows dos artistas. Tudo para oferecer uma ampla visão a todos.

“O Arraial da Cidade vem com uma estrutura nova, com uma vasta programação que contempla todos os nossos folguedos, a nossa cultura maranhense do tambor de crioula ao bumba meu boi, cacuriá e danças típicas, e tudo o que faz parte do universo junino de São Luís está no Arraial da Cidade. A gestão do prefeito Eduardo Braide tem valorizado a cultura popular e ele, por ser um ativo participante, apoia a nossa cultura não apenas neste arraial, mas no projeto São João no Bairro, que leva os festejos a diversas partes da nossa cidade”, destacou o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

Culinária

Comidas e bebidas têm espaço garantido no Arraial da Cidade, cujas barracas estão sob a responsabilidade dos restaurantes locais como Flor de Vinagreira, Delícias dos Chef's, A Casa do Ogro, Lulis, Matracas e Panderões (Nis Vale), Associação Maranhão Destination, Restaurante AKA, Associação Paraesportiva do Maranhão e Espaço Gourmet.

No espaço, comerciantes ambulantes também vendem seus produtos. Todos passaram por capacitação para boas práticas de manuseio de alimentos. 

O chefe de cozinha e proprietário do restaurante Flor de Vinagreira, Danilo Dias, 34 anos, teve uma noite movimentada no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão.

"Já trabalhamos há muitos anos em arraiais. Nosso restaurante é especializado em gastronomia maranhense e está com uma boa procura do público, que vem curtir as festas juninas e também a culinária local", destacou.

Atrações culturais

As atrações deram o tom da festa que traz na sua programação uma mostra da rica e diversa cultura popular maranhense. Para iniciar as comemorações, o tambor de crioula de Apolônio, sob as bênçãos de São Benedito, mostrou a cadência e beleza do ritmo considerado patrimônio imaterial do Brasil.

A seguir, o Boi Encanto da Ilha empolgou o público que vibrou ao som da orquestra e toadas do grupo que apresentou indumentárias luxuosas, com muito brilho.

Também se apresentaram os grupos Cazumbá e Lamparina. Este último, apresentou um repertório de músicas maranhenses e ritmos como xote, forró, baião e bumba meu boi.

O casal de Sorocaba (SP), Roberto Juliano, procurador, 64 anos, e Maria Isabel, 59 anos, jornalista, ambos aposentados, vieram conhecer o Maranhão pela primeira vez.

"Chegamos hoje. Escolhemos esse período justamente para aproveitar a programação do São João. As festas juninas em São Paulo têm só barracas de comida, quadrilhas e shows. Não tem essa variedade de danças que tem aqui. A expectativa é aproveitar toda noite", comentou Maria Isabel.

A festa continuou ao som do Boi de Axixá, que colocou todo mundo pra cantar toadas de sucessos como “Bela Mocidade”, música que marca a trajetória do grupo folclórico da região do Munim.

Já o Boi de Santa Fé exibiu toda a beleza dos cazumbas e do seu cordão, representante do sotaque da Baixada.

A noite foi encerrada com as apresentações do Boi Pirilampo e Boi da Maioba. O batalhão pesado arrastou uma multidão que se divertiu tocando matraca e pandeirões e cantando toadas da manifestação que é uma das mais famosas da Ilha. O forró também teve espaço com Cabo Zé e Trio Mandacarú.

Para os integrantes das manifestações folclóricas, o momento é de alegria com a volta dos festejos. Aos 15 anos, Jailson Luso, iniciou sua carreira como vaqueiro no bumba meu boi Encanto da Ilha. Primeiro foi vaqueiro de fita, depois vaqueiro de linha e, hoje, é vaqueiro campeador, coreógrafo e participa da direção do grupo folclórico.

"Tenho 36 anos e danço há 21 no mesmo boi. Hoje, puxo todo o batalhão. A cultura corre no sangue. Meus clientes da construção civil sabem que eu tiro sempre férias nesse período. É o que mais amo, depois da minha família", ressaltou.

Barracão do Forró

Um dos espaços mais visitados na primeira noite da festança junina na Maria Aragão foi o Barracão do Forró, que tem como proposta resgatar a tradição das festas populares e típicas juninas de São Luís.

A programação conta com atrações caipiras e shows gratuitos. Para abrir o arraial, o grupo Cabozé e o Trio Mandacarú, levou muita gente para dançar arrasta-pé.

A organização do Arraial da Cidade, na Maria Aragão, tem a ação conjunta da Secretaria de Cultura (Secult), Turismo (Setur), Trânsito e Transportes (SMTT), Comunicação (Secom), Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes), Habitação e Urbanismo (Semurh - Blitz Urbana), Informação e Tecnologia (Semit), Saúde (Semus - Vigilância Sanitária), Obras e Serviços Públicos (Semosp), Pessoa com Deficiência (Semeped) e ainda e ainda Cruz Vermelha, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiros Civis, Polícia Civil, Polícia Militar e uma empresa privada de segurança.

Fim de semana de festa junina em São Luís

Neste sábado (11) e domingo (12), a festança no Arraial da Cidade continua com a quadrilha mirim Mocinha do Sertão, cacuriá da Vila Goreth, Boi de Leonardo, show de Daffé, Baile de Caixa, Boi de Nina Rodrigues, Boi de Maracanã e Boi Barrica.

Já o Barracão do Forró vai ser comandado pelos grupos Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, e em seguida, Cheiro da Terra.

No domingo (12), a programação começa com o espetáculo “A lenda do Bumba Meu Boi” e segue com cacuriá mirim Rabo de Saia, dança portuguesa Império de Lisboa, show de Tereza Canto, Boi Novilho Branco, Boi Brilho da Ilha, Boi de Apolônio, Boi da Pindoba. O Forró Pé de Serra Bom Demais e Forró Pegado aninam o público no Barracão do Forró.

Além do Arraial da Cidade, a gestão do prefeito Eduardo Braide promove mais um fim de semana do São João no Bairro. Desta vez, a festa junina será no Morada do Sol, no sábado (11), e na comunidade Ribeira, no domingo (12). 

No Morada do Sol, a festa começa às 19h, com a dança do boiadeiro Forasteiro Country, Baile de Caixa, Boi Olho d’Água e Boi Itapera de Maracanã.

Já na Ribeira, o encontro será na Praça da Ribeira, também a partir das 19h, com Dança Portuguesa Raízes de Portugal, Dança Country Cowboys de Ouro, Boi Brilho da Ilha, Boi de Axixá e Forró Bom Demais. 

Saiba mais

O Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, conta com:

- Dois palcos: um para brincadeiras e um para shows

- Barracão do Forró

- 10 barracas de alimentação

- 10 barracas de artesanato

- Praça de alimentação, com food trucks e ambulantes

- Espaço com 200 cadeiras para idosos e pessoas com deficiência

- Central de Videomonitoramento

- Espaço Institucional

- Central Municipal de Intérprete de Libras (CMIL)

- Ambulatório médico, com uma ambulância do Samu disponível

- Espaço kids com brinquedos