Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência

Prefeitura de São Luís capacita profissionais do transporte coletivo para boas práticas de atendimento aos passageiros

22/06/2021 18h49 - Atualizada em 24/06/2021 22h54
Secom

Atendendo à orientação do prefeito Eduardo Braide de garantir mais respeito e cidadania da pessoa com deficiência e também com os idosos, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deu início, na manhã desta terça-feira (22), às ações do projeto AtitudEduca. A ação visa capacitar motoristas e cobradores de São Luís para oferecer uma abordagem mais humanizada a esta parcela da população que usa o transporte coletivo na capital maranhense. 

O treinamento, que começou pelos colaboradores da Viação Primor, segue até esta quinta-feira (24), e é feito pela Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran/SMTT) com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (Semeped). São aulas práticas e teóricas sobre a realidade das pessoas que precisam de auxílio para embarcar e desembarcar nos transportes coletivos. A programação contará também com simulado de atendimento. 

"A gestão Eduardo Braide nos seis primeiros meses já avançou e muito na melhoria da prestação dos serviços de transporte público em São Luís. São diversas ações que vão desde o incremento da frota, o cuidado sanitário nos coletivos e terminais até a capacitação destes profissionais. Nossa ouvidoria detectou que as reclamações estavam mais relacionadas às atitudes e por isso estamos dando início a este projeto com palestras e simulação de atendimento para sensibilizar usuários e colaboradores das empresas prestadoras de serviços para garantir uma acessibilidade plena às pessoas com deficiência", destacou o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro. 

Com o tema "Motorista consciente Educação presente", o projeto será levado a todas as empresas de transporte urbano na capital, terminais de integração e outros pontos da cidade. A ação faz parte da política municipal de direitos da pessoa com deficiência. 

"O projeto vai exatamente onde é nossa maior barreira que é a atitude, porque não adianta a frota estar adaptada se o motorista se nega a levar a pessoa com deficiência ou não tem empatia. Toda a acessibilidade cai por terra e por isso o trabalho de educação para o trânsito é essencial, pois trabalha com as pessoas que executam os serviços, que estão na ponta e que possam ser divulgadores dessa educação, de um atendimento de qualidade correto para qualquer pessoa com a mobilidade reduzida", pontuou o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Carlivan Braga. 

Com uma frota totalmente acessível, a diretoria da Viação Primor vê a parceria com bons olhos. "Os colaboradores foram muito receptivos ao projeto e nossa missão é melhorar o atendimento aos passageiros. Vai dar muito certo", afirmou a diretora da empresa, Natália Aguiar. 

Motorista da empresa há seis anos, Aldair José Alves garante que aprendeu muito na palestra que assistiu. "É sempre bom a gente aprender cada vez mais e o curso ensina a gente a lidar com as pessoas com deficiência. Isso é maravilhoso", finalizou o colaborador.