Secretaria Municipal de Educação

Prefeito Eduardo Braide lança maratona de inaugurações: 15 Escolas Novas em 20 dias

15/03/2024 17h06 - Atualizada em 22/03/2024 16h48
Secom

Reiterando o compromisso com o ensino público de qualidade em São Luís, o prefeito Eduardo Braide deu início a uma maratona de inaugurações de escolas da rede municipal de ensino do Município.

Na quinta-feira (14), a jornada começou pela Unidade Integrada (UI) Governador Matos Carvalho, localizada no Monte Castelo. Já na sexta-feira (15), em celebração ao Dia da Escola, Braide entregou a U.I Padre Newton Pereira, no Cohatrac. Nos próximos 20 dias, serão mais 15 novas unidades de ensino em toda a cidade.

As obras fazem parte do programa Escola Nova, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com execução pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que já entregou mais de 170 unidades, desde 2021, primeiro ano da gestão.

Ao falar sobre os esforços empreendidos, o prefeito agradeceu às equipes envolvidas em todo o processo de reforma e destacou a importância dessas iniciativas para elevar a qualidade da educação na capital.

“Estamos orgulhosos de mais essa série de entregas como parte do trabalho de reestruturação da rede de ensino do Município. Entendemos que a estrutura física das escolas desempenha um papel fundamental no processo de aprendizagem, e é por isso que estamos empenhados em garantir instalações adequadas e modernas para nossos estudantes e professores. Por isso, todas as novas unidades são climatizadas e humanizadas e possuem novos equipamentos, espaços e recursos, que enriquecerão ainda mais o aprendizado dos nossos alunos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.

Dentre as melhorias executadas em ambas as escolas, destacam-se refeitórios climatizados, laboratório de informática, sala de recursos, biblioteca, além de intervenções como instalação de novo forro PVC, implementação de novas instalações elétricas e hidrossanitárias, revisão completa nas coberturas, substituição das janelas de madeira por janelas de alumínio e vidro, climatização de todos os ambientes, banheiros novos, acessibilidade, nova pintura, nova mobília e diversos outros serviços.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos transformando completamente as escolas. Tudo é novo: desde os ambientes até a mobília e os equipamentos. Todos os espaços foram cuidadosamente planejados pela nossa equipe pedagógica, incluindo laboratório de informática, biblioteca, sala de recursos e sala de diálogo, todos equipados e climatizados. Nosso objetivo é garantir um sistema de ensino transformador e é com esse propósito que temos trabalhado todos os dias”, enfatizou a secretária da Semed, Caroline Marques Salgado.

As solenidades contaram com as presenças da vice-prefeita Esmênia Miranda; dos secretários municipais Maurício Itapary (Secult e Subprefeitura do Centro); David Col Debella (Semosp); Carlivan Braga (Semeped); Diego Rodrigues (SMTT); Simão Cirineu (Seplan); Romário Barros (Semdel); Verônica P. Pires (Semispe); os vereadores Dr. Gutemberg (Republicanos); Karla Sarney (PSD); Silvana Noely (Mais Brasil), lideranças e servidores municipais.

Unidade Integrada (U.I) Pe. Newton Pereira - Cohatrac

Na sexta-feira, 15 de março, em meio às celebrações do Dia da Escola, a comunidade do Cohatrac festejou a entrega da Unidade Integrada Pe. Newton Pereira, que acolhe mais de 500 alunos do 5º ao 9º ano nos períodos matutino e vespertino. A escola também receberá, nos próximos dias, a quadra de esportes, completamente nova.

Em uma solenidade repleta de emoção e agradecimentos, pais, alunos e professores se reuniram para receber com alegria o novo espaço. A professora Cláudia Durans expressou sua gratidão, destacando o significado dessa conquista para toda a comunidade escolar.

"Este momento de profunda alegria nos faz lembrar da esperança que nutríamos em estudar e trabalhar dentro de uma escola bem estruturada. Hoje, celebramos esse dia tão aguardado.”

Representando os pais da Unidade, a mãe Elenilde Cordeiro de Jesus expressou satisfação e felicidade ao receber a escola novinha.

"Quero agradecer ao nosso prefeito por este momento que estamos vivendo agora. Tem um verso na Bíblia que nos ensina a honrar quem tem honra, e eu peço que todos aplaudam o prefeito, a gestão e os colaboradores. Que Deus abençoe o prefeito com saúde, sabedoria e projetos tão maravilhosos como este. Muito obrigada."

Entre os alunos, o entusiasmo era visível. Thaylla Ester Bottentuit, de 10 anos, ficou radiante com as melhorias na escola.

"Estou feliz demais com essa transformação na nossa escola. Agora temos um espaço mais bonito e confortável para aprender”.

U.I Gov. Matos Carvalho - Monte Castelo

Na última quinta-feira (14), o prefeito inaugurou a nova Unidade Integrada (UI) Governador Matos Carvalho, localizada no Monte Castelo. A escola atende mais de 330 estudantes do Ensino Fundamental do 1° ao 9° ano, provenientes das comunidades do Bom Milagre, Monte Castelo, Apeadouro e áreas adjacentes.

Rosileia Gusmão, professora de matemática e escritora infantojuvenil, compartilhou sua emoção durante o evento, ressaltando os desafios enfrentados pela comunidade escolar e expressando gratidão ao prefeito pela iniciativa.

"A nossa emoção hoje é de gratidão. Esta escola, a Unidade Integrada Governador Matos Carvalho, continuará oferecendo momentos felizes com a aprendizagem, aprimorando o saber e formando cidadãos. Em nome dos professores e professoras, agradeço imensamente. O nosso muito obrigado", enfatizou a educadora.

Ana Beatriz Fernandes, aluna do 9° ano, recitou a poesia "Alegoria", de Marília Wedna, na abertura da solenidade.

"O passado é só lembrança. O presente eu sei de cor. O futuro está comigo. Espero que seja melhor. Obrigada, Sr. Eduardo Braide, por nos devolver nossa escola nova", expressou a aluna.

O vereador Francisco Chaguinhas (PSD), vice-presidente da Câmara Municipal de São Luís, marcou presença na cerimônia de entrega da UI Governador Matos Carvalho e elogiou o trabalho realizado pela gestão do prefeito Eduardo Braide.

"O povo de São Luís fez uma escolha acertada, e temos aqui um prefeito que está transformando sua gestão em uma das melhores do Brasil. Portanto, esta escola, que é um marco histórico e leva consigo a história do bairro, da cidade, está destinada a produzir grandes resultados no futuro. Parabéns pelo trabalho, prefeito".