Secretaria Municipal de Educação

DIRETRIZES DE VOLTA ÀS AULAS PARA CONTRIBUIÇÃO PÚBLICA

Semed coloca para consulta pública e contribuições documento com as Diretrizes para retorno às aulas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Secretaria Adjunta de Ensino (SAE), produziu um documento com “Diretrizes para retorno às aulas e reorganização do ano Letivo 2020”, com as diretrizes pedagógicas e de segurança para a retomada das aulas.

O documento detalha as diretrizes de retomada das atividades escolares para os 86 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. De acordo com o Secretário Municipal de Educação, Moacir Feitosa, uma das diretrizes é que a Semed vai adotar o ensino híbrido, com aulas presenciais e remotas. “A retomada das aulas requer um planejamento especial, pois são vários protocolos que devem ser seguidos para garantir a segurança dos estudantes, gestores, coordenadores e demais servidores, vamos distribuir máscaras para estudantes, disponibilizar álcool em gel 70% e EPIs para professores. Além das preocupações sanitárias, há as diretrizes do Ensino, por isso o documento prevê um currículo mínimo, trabalhando as atividades essenciais, para mitigar as perdas”, informou o secretário Moacir Feitosa.

A Semed está fechando parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para a transmissão de teleaulas aos estudantes do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos. Para tanto, os professores vão passar por formação para realização de aulas nesse formato.

O documento com as diretrizes está em fase de construção, já foi entregue à Assessoria Técnica do Governo Municipal, à Câmara de Vereadores, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação e Sindicato de Educação. Agora está sendo publicado para contribuições e sugestões da comunidade, até dia 10 de agosto. As contribuições que devem ser enviadas para o email sugestoesdiretrizesslz@gmail.com.