Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeito Eduardo Braide participa de cerimônia de encerramento dos Jogos Escolares Ludovicenses 2023

22/06/2023 15h49 - Atualizada em 27/06/2023 19h03

Após quase dois meses de competições, os Jogos Escolares Ludovicenses (JELs) 2023 foram encerrados na noite de quarta-feira (21), na casa de eventos Espaço Residencial, na Avenida Mário Andreazza. Com a presença do prefeito Eduardo Braide, a solenidade reuniu autoridades, alunos e professores das escolas participantes.

“O esporte transforma vidas. É muito importante que a gente possa ter momentos como este na nossa cidade e para nós é uma felicidade estar aqui com vocês encerrando esta competição que marcará a vida de muita gente. Os Jogos Escolares Ludovicenses reuniram mais de dois mil atletas e mais de 100 escolas participantes. Mas a nossa intenção é que ano que vem a gente possa ampliar ainda mais esses números. Para isto, estamos entregando diversas quadras e ginásios municipais para que possamos ter no ano que vem ainda mais espaços para as disputas”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A competição, que é a etapa classificatória para os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), reuniu escolas das redes públicas municipal, estadual, federal e privada. Com o tema “Esporte Educacional Unido Pela Paz”, as competições foram realizadas entre os dias 6 de maio e 17 de junho, sempre aos fins de semana, para preservar a rotina escolar dos participantes.

O secretário municipal de Desporto e Lazer (Semdel), Romário Barros, destacou o êxito da competição este ano.

“O prefeito Eduardo Braide acredita no esporte. Esta competição fomenta o esporte escolar na perspectiva da construção da cidadania e na formação por meio dos valores sólidos. Os JELs favorecem o fortalecimento do desporto escolar como via de formação de cidadãos, não só para atletas de alto rendimento, mas para a vida”, destacou o titular da Semdel.

Ao todo, participaram do evento esportivo 165 equipes, sendo 54 femininas e 111 masculinas, com atletas com idades entre 12 e 14 anos (infantil) e 15 a 17 anos (infanto). Durante o JELs foram disputadas as modalidades coletivas handebol, basquete, vôlei e futsal. Já as modalidades individuais foram atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Por não terem concorrência, os atletas inscritos em badminton, ciclismo, wrestling, karatê e taekwondo passaram direto para a etapa metropolitana dos JEMs.

Além destas, este ano, as modalidades paralímpicas foram ampliadas, com a participação de atletas disputando o futsal intelectual, handebol, natação e o atletismo integrado. Em 2022, as modalidades incluídas na competição eram somente o atletismo adaptado e a natação.

“Este é um momento de confraternizar, de reconhecer os representantes de São Luís nos Jogos Escolares Maranhenses. O desporto escolar é uma ferramenta poderosa, que vai além do entretenimento e da atividade física, pois é capaz de desenvolver habilidades socioemocionais. Ao participarem dos JELs nossos jovens aprendem a lidar com desafios, trabalhar em equipe e estabelecer metas pessoais. Agradeço a todos, aos atletas, pais, familiares e aos parceiros entre os quais o prefeito Eduardo Braide e o secretário Romário Barros”, destacou o presidente da Federação Maranhense de Desportos Escolares, Hamilton Ferro.

Também participaram do evento a vice-prefeita Esmênia Miranda; a secretária Caroline Marques Salgado (Semed); Karla Lima (Semmam); presidente do Ipam, Manuella Oliveira; secretário adjunto da Semdel, Arnaldo Murad; Márcio Alves, representando o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Naldir Lopes; e Cléber Verde Filho, que na ocasião representou o deputado federal Cléber Verde.

Solenidade

A solenidade de encerramento iniciou com a apresentação da dupla Clarice e Dijé, do Pão com Ovo, seguido de um vídeo sobre esta edição dos jogos. No espaço, os participantes puderam tirar fotos e fazer vídeos em 360º, além de registrar o momento em imagens com diversos adereços lúdicos. Uma dupla de mímicos também divertiu os presentes com diversas brincadeiras e truques de mágica.

Um dos momentos mais esperados da noite foi a premiação dos campeões dos Jogos Escolares Ludovicenses 2023. Assim, os atletas e times receberam troféus, símbolos do esforço e da conquista de cada um.

Raíssa Silva, aluna da Unidade de Educação Básica Rivanda Berenice, foi campeã no atletismo e recebeu três medalhas.

“Eu me sinto muito confiante, especial. É muito gratificante porque nos esforçamos muito nos treinos e, por conta da minha dedicação, esperava ser campeã por todo o esforço. Se Deus quiser, vou conseguir passar pelas próximas fases”, disse a atleta se referindo às competições dos Jogos Escolares Maranhenses e Brasileiros.

O professor de Raíssa Silva, Márcio Miguém, estava exultante com as premiações conquistadas pela escola Rivanda Berenice.

“É uma sensação de dever cumprido e realização de um ano inteiro de trabalho, mas isso é só a primeira etapa, a municipal, agora vem as outras. Vamos treinar nas férias para alcançarmos bons resultados nas demais competições”, observou o professor.

Para finalizar a noite, o cantor Pepê Jr animou os presentes com o show “Bumbauê”, com repertório junino maranhense.