Secretaria Municipal de Desportos e Lazer

Prefeitura realiza abertura dos Jogos Escolares de São Luís 2022

19/05/2022 13h02 - Atualizada em 23/05/2022 19h28

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), realiza a primeira edição dos Jogos Escolares de São Luís (JELs). O objetivo da competição, que terá a participação de 57 instituições de ensino, é classificar escolas municipais das redes pública e privada para participarem dos Jogos Escolares do Estado do Maranhão (JEMs). A abertura do JELs 2022 acontece no Ginásio Costa Rodrigues, Centro, às 15h, desta sexta-feira, dia 20.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de São Luís realiza a etapa classificatória para o JEMS. Em sua primeira edição, o JELs reúne 20 escolas da rede pública municipal, 01 escola da rede pública federal - o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA-) - e 36 instituições da rede privada.

A competição é dividida em duas categorias: Infantil e Infanto. De acordo com o calendário definido pela Semdel, as disputas da categoria Infantil ocorrem de 21 a 30 de maio. Já na categoria Infanto, as escolas participantes se enfrentam de 10 a 19 de junho. Fazem parte das competições modalidades esportivas individuais e coletivas.

As equipes classificadas na etapa municipal participam da etapa estadual. A abertura oficial dos JEMs acontecerá no dia 30 de julho. A competição se divide de 12 a 14 anos (18 modalidades) e de 15 a 17 anos (15 modalidades).

A realização dos jogos escolares é uma política pública importante, pois além de contribuir para a qualidade de vida das crianças e jovens ajuda a promover a inclusão social. A prática esportiva colabora na construção de um mundo melhor. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão.

Calendário do JELs 2022:

20/05 - Abertura oficial dos Jogos Escolares de São Luís (JELs) 2022

21 a 23/05 - competições das modalidades esportivas individuais da categoria Infantil

24 a 30/05 - competições das modalidades esportivas coletivas da categoria Infantil

10 a 12/06 - competições das modalidades esportivas individuais da categoria Infanto

13 a 19/06 - competições das modalidades esportivas coletivas da categoria Infanto