Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeito Eduardo Braide participa do lançamento da Jornada Auxílio Brasil em São Luís

13/06/2022 17h58 - Atualizada em 19/06/2022 00h36

O prefeito Eduardo Braide participou, na manhã desta segunda-feira (13), no Auditório Central da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da etapa maranhense da "Jornada Auxílio Brasil", com os programas de transferência de renda e as políticas de assistência social do Governo Federal. O ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, apresentou o novo programa aos gestores municipais.

"É uma alegria avançar ainda mais nas políticas sociais em nossa cidade. Aqui, além do Auxílio Brasil, temos ainda o Programa Alimenta Brasil, onde já conseguimos passar de 93 agricultores cadastrados para 400 famílias cadastradas, desde quando assumimos a Prefeitura. E com a ajuda da bancada federal, a meta é dobrar o número de agricultores cadastrados no programa de Aquisição de Alimentos, o PAA, do Governo Federal, que tem como finalidade ampliar o acesso à alimentação e incentivar a produção de agricultores familiares da nossa Zona Rural", destacou o prefeito Eduardo Braide, que recebeu ainda a chave de um caminhão do programa para a capital maranhense.

O evento, que contou com a presença de prefeitos e secretários municipais dos 217 municípios maranhenses, percorre o Brasil e é realizado pelo Ministério da Cidadania, com o intuito de sanar dúvidas e promover o diálogo entre os gestores locais e a população. A ideia é otimizar o atendimento do programa Auxílio Brasil e de seus benefícios complementares, como o Bolsa de Iniciação Científica, Bolsa Esporte Escolar e Inclusão Produtiva Rural.

"São R$ 90 bilhões por ano, só de Auxílio Brasil, transformando a vida das pessoas através dessa ajuda e em São Luís, com o esforço e o trabalho do prefeito Eduardo Braide, as famílias que aguardavam para entrar no programa foram incluídas e, hoje, mais de 104 mil famílias da capital recebem o benefício", comemorou o ministro, Ronaldo Bento.

A secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia, fez ainda a apresentação do Auxílio Brasil, do CadÚnico e da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), que tem como missão identificar as melhores estratégias para aperfeiçoar as políticas públicas sob a responsabilidade do Ministério da Cidadania.

Durante a cerimônia, foi feita a entrega simbólica dos veículos do Programa Alimenta Brasil a gestores de municípios maranhenses, do cartão Auxílio Brasil a alguns beneficiários do programa em São Luís e também a assinatura do Termo de liberação de recursos financeiros aos municípios.

"Eu tenho três filhos e mesmo fazendo alguns bicos, o que sustenta a minha família é esse dinheiro do Auxílio", assegurou Luana Silva.

O senador Roberto Rocha (PTB), que foi o relator do texto que garantiu de forma permanente o valor mínimo de R$ 400 para as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil, também participou do evento e falou sobre as mudanças e as melhorias entre o antigo e o novo programa de transferência de renda.

"Antes, com o Bolsa Família, o benefício era cortado se o trabalhador arrumasse um emprego. Hoje, o Auxílio Brasil tem um modelo social e emancipador, pois o trabalhador permanece por mais dois anos recebendo a metade do valor do Auxílio Brasil e isso traz segurança financeira ao trabalhador", defendeu o senador Roberto Rocha.

Sobre o Auxílio Brasil

O programa Auxílio Brasil é o maior programa social de transferência de renda do mundo. São mais de 18 milhões de famílias brasileiras que recebem o benefício de R$ 400,00 por mês, em um investimento de R$ 90 bilhões por ano. O Maranhão é o estado brasileiro que tem o maior número de beneficiários do programa, com 1,1 milhão de famílias contempladas, que injetam R$ 460 milhões na economia do Estado.

Participaram ainda do evento, o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio; os deputados federais Juscelino Filho (DEM), Cleber Verde (Republicanos), Josivaldo JP (PSD), Aluísio Mendes (Podemos); as secretárias municipais, respondendo pela pasta da Criança e Assistência Social (Semcas), Ana Carla Furtado e de Segurança Alimentar, Nirvana Anchieta; além do vice-presidente da Câmara de Vereadores, Gutemberg Araújo (PSC).