Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís se reúne com famílias acompanhadas pelo Centro-Dia Adulto e assegura permanência do serviço

03/06/2022 17h04 - Atualizada em 10/06/2022 12h51

Ao se reunir esta semana, com cuidadores familiares de pessoas adultas com deficiência acompanhadas pelo Serviço de Centro-Dia Adulto, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), confirmou a manutenção do serviço especializado a pessoas idosas e a pessoas com deficiência que tenham algum grau de dependência de cuidados e esclareceu que não partiu da secretaria a informação de encerramento das atividades. O encontro aconteceu na sede do Centro-Dia, localizado dentro do Centro Educacional São José Operário (CESJO).

“Nós estamos aqui para assegurar que em nenhum momento a Prefeitura de São Luís ventilou a possibilidade de acabar com o serviço e lamentamos todo o ruído de comunicação e informações falsas que circularam. Por isso, nós fizemos questão de estar aqui para dialogar com vocês. Inclusive, o trâmite da renovação do Termo de Colaboração com o Instituto Pobres Servos da Divina Providência (instituição que executa o trabalho), para continuidade do serviço, já está tramitando e em breve será assinado”, explicou a secretária adjunta de Gestão da Semcas, Ana Carla Furtado.

O atual contrato com a instituição executora do serviço encerra no dia 6 de junho e as providências para renovação do documento já foram iniciadas, inclusive, com um diálogo junto aos representantes do Instituto. Durante o encontro, foi informado ainda às famílias que a Semcas não recebeu nenhum documento oficial informando sobre a suspensão do serviço antes da finalização do termo vigente.

Já em relação à parcela que estava em atraso, o pagamento já foi executado, conforme acordado. Durante o encontro, os familiares manifestaram a preocupação com a possibilidade de encerramento das atividades e afirmaram desconhecer de onde partiu a informação acerca do fechamento da unidade.

José Raimundo Marques, 61, irmão do Marcos Aurélio, portador de Síndrome de Down, considera que o encontro foi esclarecedor. “Eu achei a reunião maravilhosa, nós não estávamos entendendo muito bem toda a informação que circulou e ficou claro diante da fala das pessoas da Semcas e principalmente saber que esse diálogo será mais estreito”, disse José Raimundo.

O Centro-Dia é voltado a pessoas com deficiência entre 18 e 59 anos, com dependência, que necessitam de cuidados de outras pessoas para realizar atividades básicas diárias e que tenham tido seus direitos violados. Também são atendidos cuidadores e familiares.

O serviço desenvolve atividades que permitam a convivência em grupo; cuidados pessoais; fortalecimento das relações sociais; apoio e orientação aos cuidadores familiares; acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência.

São Luís possui duas unidades de Centro-Dia, sendo uma para adultos e outro para crianças, ambos executados de forma indireta, por meio de um Termo de Colaboração com o Instituto Pobres Servos da Divina Providência. O Centro-Dia Adulto atende 40 pessoas.

Além da presença da secretária Ana Carla, o secretário da Secretaria Municipal Extraordinária da Pessoa com Deficiência (Semeped), Carlivan Braga, e equipe técnica da Semcas participaram do encontro com a representante do CESJO, Sofia Lisboa.