Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís entrega apartamentos reformados para moradores do Centro Histórico

16/12/2021 16h00 - Atualizada em 23/12/2021 12h53

A Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio Histórico (Fumph) e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), entregou, nesta quinta-feira (16), seis apartamentos que passaram por reformas. As residências são localizadas em um imóvel da Rua Humberto de Campos, número 107, Centro.

A ordem de serviço, assinada em setembro pelo prefeito Eduardo Braide, assegurou serviços na cobertura, nas redes de drenagem e esgoto, impermeabilização para sanar as infiltrações,  pintura e troca dos pisos. O novo projeto incluiu também, uma correção da obra anterior que interligou as redes de coleta de água da chuva e do esgoto que passam por debaixo dos apartamentos e do corredor principal. Com a sobrecarga e os danos estruturais a água suja invadia esses locais.“Esse prédio foi entregue há 10 anos e com o tempo, foi se deteriorando. A manutenção foi importante para resgatar a dignidade de moradia para essas pessoas”, disse a presidente da Fumph, Kátia Bogea.
Feita em caráter emergencial, a obra foi executada no prazo de 90 dias. Para manter a agilidade e segurança do trabalho, as famílias precisaram desocupar o local e foram inseridas pela Semcas no Benefício Eventual de Moradia. Com a devolução dos imóveis totalmente reformados, os moradores serão desligados do benefício.

“Essa é uma obra muito importante do primeiro ano de gestão do prefeito Eduardo Braide. Essas famílias estavam vivendo de forma insalubre. O problema foi totalmente sanado pela atual gestão, e, agora, elas voltam a morar de maneira digna e nós podemos desligá-las do Benefício Eventual de Moradia para que outras pessoas possam entrar”, disse a secretária da Semcas, Rosangela Bertoldo.Katiane Sousa, 42 anos, moradora do local há 10 anos afirmou que ele nunca havia passado por manutenção. “Hoje pra mim é um dia de grande emoção, igual ao que vivi no recebimento do meu imóvel. A Fump e a Semcas cumpriram com tudo que nos prometeram desde o dia da desocupação. Confesso que não acreditava muito que essa obra fosse ser concluída em tão pouco tempo, agora é voltar pra casa e cuidar de tudo”, comemorou Katiane que mora com a filha e três netos.