Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura de São Luís e LBV entregam cestas às famílias em situação de vulnerabilidade no São Francisco

31/08/2021 22h44 - Atualizada em 03/09/2021 11h24

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) entregou, nesta terça-feira (31), na sede do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) - Território São Francisco, 70 cestas às famílias ocupantes da Avenida Ferreira Goulart, na Ponte do São Francisco. As cestas foram doadas pela Legião da Boa Vontade (LBV), entidade brasileira de assistência social que também atua na capital maranhense.

"Nós somos gratos à LBV pela sensibilidade e parceria. Nesse momento de pandemia em que várias pessoas perderam seus empregos, é importante essa união entre poder público e instituições da sociedade civil e privada para chegar a quem precisa", disse a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

Pela primeira vez foram incluídos na cesta um kit de higiene pessoal e máscara de proteção. Cada cesta conta com 17 quilos de alimentos, entre açúcar, arroz, feijão, farinha, sal, trigo, óleo, macarrão, flocão de milho e leite. Já o kit de higiene pessoal contém dois litros de água sanitária, um tablete de sabão em barra, três sabonetes, meio litro de álcool em gel 70% e duas caixas de máscaras de proteção.

"Nós acompanhamos cerca de 350 famílias em toda a cidade, que recebem mensalmente o benefício, mas mantemos a parceria com a Prefeitura, através dos Cras, que fazem esse acompanhamento junto a essas famílias", afirmou Cíntia de Sousa Lima, assistente social da LBV.

Para não aglomerar, a coordenadoria do CRAS dividiu as entregas em dois turnos, com 30 pessoas pela manhã e as outras 30 na parte da tarde. "Nós, do CRAS, mantemos o contato direto com essas famílias e, quando aparecem essas doações, nós fazemos essa ponte", afirmou a assistente social Catiane Santos Sousa, coordenadora.

O compromisso da manhã de Lucidalva da Silva, Pereira, de 30 anos, foi buscar sua cesta. Com os dois filhos, de 11 e de 4 anos, ela mora há um ano e nove meses num barraco debaixo da ponte e sobrevive de pequenos serviços e doações. "A gente se vira como pode, um ajudando o outro e quando aparece uma cesta dessa a gente levanta as mãos para o céu e agradece", garantiu.

Elisângela Araújo é uma das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social na região da ponte do São Francisco. Sem trabalho fixo, ela se viu obrigada a morar num barraco, onde está há um ano e meio. "O barraco que eu vivo é grande, mas como moro sozinha, resolvi passar parte dele para outra família que estava precisando, e assim, vamos vivendo como uma grande família e essa cesta ajuda demais a gente", afirmou a moradora.

Assistência

A Prefeitura de São Luís, por meio da Semcas, acompanha as famílias que vivem na área da Ponte do São Francisco. De acordo com o levantamento realizado na área pelo Cras do território do São Francisco, algumas das famílias que vivem no local possuem residência, enquanto outras se autodeclararam dependentes de substâncias psicoativas, demanda que está sendo articulada pela secretaria para atendimento nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

A Semcas também está realizando análise do perfil socioeconômico das demais famílias que ocupam o local para possível encaminhamento para o Benefício Eventual Moradia, caso elas atendam aos critérios estabelecidos.