Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Prefeitura conclui imunização contra a Covid-19 de idosos e pessoas com deficiência institucionalizados

17/02/2021 11h52 - Atualizada em 20/02/2021 12h55

Idosos e pessoas com deficiência de unidades de acolhimento da Prefeitura de São Luís estão imunizados contra a Covid-19. A segunda dose da vacina foi aplicada em 166 pessoas em uma ação conjunta das secretarias municipais da Criança e Assistência Social (Semcas), de Saúde (Semus) e Segurança com Cidadania (Semusc).

“Nós que estamos recebendo essa segunda dose, nos sentimos acolhidos e privilegiados por essa vacina ter chegado. Só peço encarecidamente que todos continuem se protegendo e tomando todos os cuidados, pois ainda há pessoas que estão se pondo em risco para cuidar de nós. Queremos que esse vírus saia de vez das nossas vidas e para isso precisamos da colaboração de todos”, disse Júlio da Silva Santos, um dos 10 abrigados na Unidade de Acolhimento Residência Inclusiva e que recebeu a segunda dose na tarde de terça-feira (16). A unidade, que fica localizada no bairro Olho d’ Água, é destinada a atender jovens e adultos com deficiência, em situação de dependência.

“Sem dúvida é um dia, de muita alegria, mas também de senso de responsabilidade da gestão do prefeito Eduardo Braide, que incluiu na primeira etapa do Plano Municipal de Imunização, os idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de acolhimento. Infelizmente, as pesquisas apontaram que esse público foi o mais vitimado pela doença”, explicou a secretária da Semcas, Rosângela Bertoldo.

No total, nove unidades de acolhimento receberam a aplicação da primeira e segunda dose da vacina. Sete Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs): Associação das Senhoras de Caridade de São Vicente de Paulo, no Filipinho; o Asilo de Mendicidade de São Luís, no São Francisco, a Casa Happy São Luís, no Olho d’Água; no Recanto do Aconchego, Olho d’Água; Lar Bela Vida, na Chácara Brasil; Instituição de Longa Permanência para Idosos Solar do Outono, no Conjunto Cohab Anil; ILPI  Lar Calábria para Idosos e duas para pessoa com deficiência Casa de Acolhida Temporária e Residência Inclusiva.