Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social

Busca ativa de idosos em situação de vulnerabilidade para vacinação contra a Covid-19 avança em São Luís

08/02/2021 23h30 - Atualizada em 12/02/2021 17h50

A busca ativa feita pela Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) usando a base do CadÚnico tem sido o grande aliado no processo de vacinação dos idosos em situação de vulnerabilidade social. Na manhã desta segunda-feira (8), 18 idosos com mais de 85 anos, localizados pelas equipes de referência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vinhais, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O posto de vacinação foi montado na UEB Tom & Jerry, no Planalto Vinhais II.

Dona Dalvina Pereira, de 93 anos, chegou animada para a vacina. Francisca Pereira não conteve a emoção ao ver a mãe ser vacinada. "Eu nem acredito que chegou o dia dela se vacinar e ficar protegida. Nós esperamos muito por isso", declarou a filha da idosa.

À tarde, as equipes foram até ao Centro de Obras Sociais Frei Antônio Sinibaldi, no bairro do São Francisco, onde a busca localizou 80 idosos com mais de 85 anos em situação de vulnerabilidade social.

O trabalho faz parte das estratégias do Plano Municipal de Vacinação para garantir que todo o público prioritário de idosos seja vacinado. Para isso, a Semcas está percorrendo bairros e regiões onde vivem os idosos sem acesso à internet para fazer a identificação e agendamento da vacinação.

E quem não pôde comparecer aos locais para se vacinar também recebeu a sua dose de esperança. Foi o caso da aposentada Raimunda Martins da Costa, de 91 anos, que se recupera de uma cirurgia no fêmur. "Graças a Deus estou protegida. Agora é esperar pela segunda dose", comemorou a idosa.

Para a secretária municipal da Criança e Assistência Social, Rosângela Bertoldo, além de garantir a imunização dos idosos, a busca ativa está atualizando os dados do cadastro e levando a novos planejamentos. "Constatamos muitas situações e idosos que não estão cadastrados e com esse levantamento estamos providenciando para que sejam inseridos. Nossa prioridade é garantir o direito deles de serem vacinados", finalizou.