Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento

Prefeitura de São Luís lança Programa de Aceleração da Produção Agroecológica de São Luís

17/05/2023 17h57 - Atualizada em 29/05/2023 19h07

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) lança, nesta quinta-feira (18), às 9h, na sede do órgão (KM 0 da BR 135), o Programa de Aceleração da Produção Agroecológica de São Luís – Corredor da Produção. A iniciativa tem como objetivo aumentar a produtividade e a produção, melhorar a qualidade do produto, gerar valor agregado por meio do beneficiamento e aumentar a comercialização.

Cinco cadeias produtivas fazem parte do Corredor de Produção: mandiocultura, fruticultura, olericultura, piscicultura e ovinocaprinocultura. Dessas cadeias, as regiões geográficas foram escolhidas e classificadas por meio das análises da equipe técnica da Semapa, levando em consideração a aptidão produtiva de seus produtores.

Aproximadamente 350 produtores serão contemplados com os benefícios do programa de aceleração em 200 unidades produtivas. “Os produtores vão contar com investimentos e prioridade nas ações já existentes da secretaria, com o objetivo de acelerar e aumentar a produção. Vamos fazer todo o acompanhamento, desde o preparo do solo, plantio, colheita e comercialização”, explica o secretário da Semapa, Liviomar Macatrão.

Incentivos

Fazem parte do pacote de incentivos da Semapa aos produtores, assistência técnica contínua (Melhor Assistência), disponibilização de tratores para mecanização do solo, entrega de composto orgânico proveniente da poda das árvores, contato com novas tecnologias de plantio por meio de benchmarketing, entrega de adubos e maniva de corte.

A capacitação dos produtores também integra o pacote de incentivos. Eles vão receber qualificação por meio do Qualifica Produtor, programa da Prefeitura de São Luís, criado na gestão do prefeito Eduardo Braide. Os produtores de 15 Unidades de Produção Familiar (UPFs) de cada um dos Corredores de Produção vão ter acesso ao Negócio Certo Rural, que faz parte do Cidade Empreendedora, que será realizado por meio de parceria com o Sebrae.