Secretaria Municipal de Assuntos Políticos

Prefeitura de São Luís encanta Vila Luizão com programação natalina e presenteia moradores com ações de infraestrutura

22/12/2021 15h51 - Atualizada em 05/01/2022 20h09

A Prefeitura de São Luís segue levando a programação do “Natal no Bairro” para vários cantos da cidade. Na terça-feira (21), por exemplo, encantou os moradores da Vila Luizão com a Trupe Doce Natal e o espetáculo Natal das Princesas.

Como presente de Natal, o prefeito Eduardo Braide entregou as obras executadas por meio do programa ‘Prefeitura no Bairro’, que estão proporcionando melhorias na trafegabilidade da região com sinalização vertical e horizontal, iluminação, além da construção de um espaço de alimentação com quiosques e a revitalização da Praça Mairlon Aguiar Pires, onde a comemoração natalina aconteceu, dentre outras.

“Essa é uma noite muito especial. Já passamos por várias regiões de São Luís com o ‘Natal no Bairro’ e, hoje, foi a vez de trazer essa programação aqui para a Vila Luizão, bairro que também está recebendo, como presente de Natal, as intervenções que executamos por meio do programa Prefeitura no Bairro. Até o fim da semana, seguiremos com atrações natalinas em mais bairros da cidade, levando a magia deste período e a esperança para o coração de cada ludovicense”, destacou o prefeito Eduardo Braide, que esteve acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

A programação “Natal no Bairro” na Vila Luizão teve início com a chegada da Trupe Doce Natal e o prefeito Eduardo Braide a bordo do trio da esperança, que percorreu um trecho da Avenida Luizão até a Praça Mairlon Aguiar Pires, onde o público aguardava com expectativa o início das atrações.

“Eu estava ansiosa por esse dia desde que foi divulgado que essa programação viria aqui para o nosso bairro. Acho esse projeto muito legal, porque dá a oportunidade de que a gente que mora distante do Centro também participe dessas comemorações que normalmente só aconteciam por lá”, disse a estudante Ana Luiza Costa, 17.

Logo após a chegada da Trupe Doce Natal à praça onde aconteceu a programação e a apresentação de cada personagem que compõe o grupo natalino, foi a vez de o espetáculo Natal das Princesas, com a Companhia Thayná Matarazzo, encantar o público e encher os olhos da criançada ao ver de perto figuras como a Branca de Neve, Moana, Jasmine, Elsa e Bela, que subiram ao palco em apresentações individuais, levando meninos e meninas a cantarem as músicas-tema de filmes que contam a história de cada uma das cinco princesas.

“Eu gostei muito que as princesas vieram para cá. É a primeira vez que vejo elas de perto e achei todas muito bonitas. A Elsa é a minha preferida”, disse a pequena Isadora Gomes, 8, que estava acompanhada dos pais e do irmão caçula.

Em seguida, o prefeito Eduardo Braide voltou ao palco para anunciar o grande personagem da noite e de todo Natal, o Papai Noel. Juntos, fizeram a contagem regressiva para o início de um show de fogos de artifício, que iluminou o céu da Vila Luizão e os olhos de quem esteve presente durante a programação.

“Tudo muito lindo. Já tinha visto nas redes sociais esse momento em outros bairros e estava com muita vontade de poder participar também. Sem dúvidas deixa a gente muito contente e é impossível não ficar encantado com essa festa tão maravilhosa”, disse a dona de casa Francisca Oliveira, 43.

Presente de Natal

Como tradição, o Natal é ocasião para dar e receber presentes. E o presente para a Vila Luizão foi entregue antecipadamente pelo prefeito Eduardo Braide na noite desta terça-feira. O bairro recebeu os serviços finalizados do programa Prefeitura no Bairro.

Foram realizados serviços de limpeza urbana em vários pontos, entre eles, capina e roçagem. A iluminação pública também foi modernizada com a troca da rede antiga por iluminação de LED, mais eficiente e econômica, em cerca de 200 pontos nas principais vias. Também houve a execução de serviços do Asfalto Novo e a poda das árvores no perímetro urbano, fundamental para evitar problemas como a perda de eficiência da iluminação pública e o rompimento de cabos condutores da rede elétrica.

A Prefeitura de São Luís também realizou a sinalização horizontal e vertical das principais ruas e avenidas do bairro, com o objetivo de reordenar todo o trânsito do local e evitar congestionamentos, proporcionando mais qualidade de vida aos condutores da região e aos usuários do transporte público. Além disso, também trabalhou na revitalização da Praça Mairlon Aguiar Pires, onde foram instalados novo mobiliário urbano e um letreiro de identificação, tornando a praça um espaço instagramável.

Próximo à Praça Mairlon Aguiar Pires, também foi construída uma praça de alimentação, composta por quatro quiosques destinados aos micros e pequenos empreendedores do bairro que atuam no setor gastronômico. Para estimular a economia local, a seleção dos novos “locatários” foi feita por meio de chamamento público e sorteio exclusivo para moradores da Vila Luizão.

Estiveram presentes na noite de programação do “Natal no Bairro” e de entrega de ações do Prefeitura no Bairro  na Vila Luizão, a vice-prefeita de São Luís, Esmênia Miranda e seu esposo, e Sandro Ribeiro; os vereadores Osmar Filho (PDT), presidente da Câmara de São Luís; Marquinhos (DEM); Paulo Victor (PCdoB) e Gaguinho (DEM); os secretários municipais de Urbanismo e Habitação, Bruno Costa; de Trânsito e Transportes, Diego Baluz; de Administração, Diego Rodrigues; e de Informação e Tecnologia, Felipe Falcão.