Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide participa de solenidade de início das obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Luís

26/09/2023 18h22 - Atualizada em 06/10/2023 09h42

O prefeito Eduardo Braide participou, nesta terça-feira (26), da solenidade de início das obras de expansão do Aeroporto Internacional de São Luís Marechal Cunha Machado. A obra da CCR Aeroportos, empresa que administra o aeródromo desde 2022, tem o objetivo de aumentar a segurança operacional, otimizar a capacidade de atendimento de aeronaves e proporcionar um ambiente mais confortável e moderno para os passageiros.

"A expansão do Aeroporto de São Luís era uma das obras estruturantes mais aguardadas em nossa cidade. Esta realização não teria sido possível sem o esforço conjunto da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado em fomentar o turismo e atrair mais pessoas para nossa cidade e para o Estado do Maranhão. Sem dúvida, esta é uma obra que representará um avanço significativo em nosso trabalho coordenado. É uma demonstração clara de que, quando o setor público e a iniciativa privada trabalham de mãos dadas, quem realmente se beneficia é a população", destacou o prefeito Eduardo Braide.

O investimento nas obras está projetado em R$ 117 milhões. Além disso, o empreendimento terá um impacto considerável na economia local, resultando na criação de mais de 180 postos de trabalho diretos durante a fase de construção, mas também proporcionará oportunidades contínuas após a conclusão da obra, quando o aeroporto estiver plenamente expandido. A previsão é que todas as melhorias planejadas para o aeroporto sejam finalizadas até dezembro de 2024.

O superintendente de Operações da CCR Aeroportos, Rafael Laranjeiras, destacou a importância do momento para a empresa, para o Maranhão e para a cidade de São Luís e sua população. Ele enfatizou que o propósito maior é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do estado e explicou as melhorias que serão realizadas.

“Hoje é um dia muito importante para todos nós, importante para a CCR, mas com certeza ainda mais importante para o Estado do Maranhão, para a cidade de São Luís e para toda essa população. É um novo ciclo deste aeroporto que, como qualquer outro operado pela CCR, tem um propósito muito maior que é servir de instrumento, de ferramenta para apoiar o desenvolvimento socioeconômico da região em que nós estamos. Nós faremos aqui diversas melhorias”, explicou.

Ele também falou do crescimento de passageiros no aeroporto em 2023. “Esse ano nós devemos fechar esse aeroporto com 1 milhão e 600 mil passageiros transportados. Isso representa 18% de crescimento em relação a 2022”, complementou, afirmando que a perspectiva é que esse número seja crescente nos próximos anos.

As obras também incluem a reforma em toda a área de banheiros, climatização, sinalização, sala de embarque, sala de desembarque, aumento das áreas comerciais para oferecer mais ofertas de produtos e serviços aos passageiros, adequação das áreas de escape para aeronaves, como em cada cabeceira da pista global, retirada de obstáculos de área preparada, que são as áreas laterais à pista, e readequação do pátio de aeronaves para conseguir receber e sair com aeronaves de forma mais eficiente do pátio.

No decorrer do processo de construção, a CCR Aeroportos se comprometeu em minimizar ao máximo os inconvenientes para os passageiros e manterá uma comunicação aberta e transparente para informar sobre o progresso das obras.

Para o superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos da ANAC, Renan Brandão, “o órgão, como representante do poder concedente da União, exerce a supervisão e fiscalização das melhorias. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto para assegurar que os passageiros, os usuários deste aeroporto, as companhias aéreas e toda a comunidade aeroportuária tenham uma infraestrutura condizente com um destino de importância tanto nacional quanto internacional", disse.

O governador Carlos Brandão destacou que os Lençóis Maranhenses estão atualmente concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade e reafirmou seu compromisso em continuar investindo para atrair mais turistas para o Maranhão. Ele reforçou que o investimento da CCR Aeroportos é um resultado direto dos esforços conjuntos do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís na promoção do turismo.

"O que a CCR está fazendo aqui é, essencialmente, fortalecer e melhorar o ambiente para que tanto os turistas quanto os residentes locais se sintam bem recebidos e queiram retornar. São Luís já é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, e agora estamos trabalhando para incluir os Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade. Portanto, estamos empenhados em preservar e promover esses tesouros naturais e culturais", disse o governador.

Também estiveram presentes na solenidade, a secretária  municipal de Habitação e Urbanismo, Érica Garreto; os deputados estaduais Fernando Braide (PSD), Marreca Filho (Patriota), Cláudio Cunha (PL), Yglésio Moyses (PSB); além do presidente da Câmara de Vereadores de São Luís, Paulo Victor (PSDB); do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, Coronel Fernando Benitez Leal; secretário de estado da Casa Civil, Sebastião Madeira; além de equipes e representantes do aeroporto e demais autoridades.