Secretaria Municipal de Articulação Institucional

Prefeito Eduardo Braide sanciona lei que garante repasse financeiro à Academia Maranhense de Letras e é homenageado com medalha Graça Aranha

11/08/2022 12h46 - Atualizada em 01/09/2022 18h51

O prefeito Eduardo Braide foi agraciado pela Academia Maranhense de Letras (AML) com a Medalha do Mérito Literário Graça Aranha. A entrega da condecoração ocorreu na noite de quarta-feira (10), em sessão solene que marcou os 114 anos da entidade fundada em 10 de agosto de 1908, data do nascimento do poeta Gonçalves Dias, patrono da Casa de Antônio Lobo.

Na ocasião, o prefeito sancionou a Lei 7.044, de autoria do Executivo Municipal, que versa sobre o repasse financeiro que a Prefeitura de São Luís fará à entidade.

"Esta lei é uma parceria que a Prefeitura de São Luís celebra com a Academia Maranhense de Letras, um reconhecimento à entidade cuja história se confunde com a da cidade. Esta lei atende a um pedido do presidente Lourival Serejo e prontamente encaminhamos o projeto de lei à Câmara de Vereadores que aprovou, resultando em um repasse de recursos todo mês à AML”, destacou o prefeito Eduardo Braide..

Sobre a medalha Graça Aranha, o gestor disse ser uma honra poder recebê-la. “Tenho a felicidade de ser um dos homenageados com a responsabilidade de corresponder tão grande honraria”, completou o gestor.

De acordo com a lei, a Prefeitura de São Luís destinará, anualmente à AML, recursos na ordem de R$ 60.000,00 como apoio às ações desenvolvidas pela Academia Maranhense de Letras. O recurso será repassado em parcelas mensais de R$ 5.000,00 corrigidas pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em troca, a Casa de Antônio Lobo se compromete a estimular a participação dos servidores públicos municipais em eventos culturais e literários, tais como palestras, conferências, cursos e outros, por meio da disponibilização de vagas para a Prefeitura de São Luís.

A Medalha do Mérito Literário Graça Aranha foi entregue a mais de 30 personalidades com protagonismo na vida cultural e intelectual do Maranhão e aos membros da AML. Além do prefeito Eduardo Braide, compuseram a mesa do evento, o presidente da AML, Lourival Serejo, o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto, o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten, o ex-presidente da República e decano da AML, José Sarney e o secretário adjunto da AML, José Ewerton Neto.

O presidente da entidade, Lourival Serejo, destacou a relevância da parceria com o Município. “Esta lei significa a sensibilidade do prefeito para com uma instituição que promove a cultura no Município de São Luís e no Estado do Maranhão. Fizemos este apelo e o prefeito nos atendeu, o que demonstra sua atenção às atividades de promoção da cultura e das letras maranhenses”, disse Lourival Serejo.

Falando em nome dos acadêmicos, o decano José Sarney salientou a tradição cultural e literária do Maranhão e enfatizou que a Casa de Antônio Lobo presta uma homenagem justa ao instituir uma medalha com o nome de Graça Aranha.

“Graça Aranha, fundador da Academia Brasileira de Letras, tem um lugar importantíssimo na literatura brasileira. Estamos no centenário da Semana de Arte Moderna e ele aderiu ao modernismo e o financiou, então, nada mais justo do que esta homenagem”, destacou o acadêmico. Representantes da família de Graça Aranha estiveram na solenidade, entre os quais, seu bisneto, José Graça Aranha que discursou relembrando a trajetória do escritor.

AML

A Academia Maranhense de Letras foi fundada por Antônio Lobo, Alfredo de Assis Castro, Astolfo Marques, Barbosa de Godóis, Corrêa de Araújo, Clodoaldo Freitas, Domingos Barbosa, Fran Paxeco, Godofredo Viana, I. Xavier de Carvalho, Ribeiro do Amaral e Armando Vieira da Silva.

Foi considerada de utilidade pública pelo Decreto Nº 92, de 19 de novembro de 1918, do governador Urbano Santos da Costa Araújo. Determinava ainda esse ato que o Estado daria à Academia “sede condigna, no edifício a construir-se para a Biblioteca Pública”, e que a Imprensa Oficial lhe editaria a Revista.

A AML tem sede própria localizada em um imóvel na Rua da Paz, nº 84, Centro de São Luís, construído para sediar a Escola de Primeiras Letras da Freguesia de Nossa Senhora da Vitória, e solenemente inaugurado a 28 de julho de 1874.

Além de sediar, em épocas diversas, diferentes escolas, esse imóvel abrigou, em duas ocasiões, a Biblioteca Pública do Estado. Passou a ser sede da entidade por meio da Lei Nº 320, de 3 de fevereiro de 1949, por iniciativa e sanção do governador Sebastião Archer da Silva. A AML tem 40 cadeiras, sendo que destas, 38 estão ocupadas.