Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura apresenta Pontos de Cultura ao governo federal

Na próxima quinta-feira (26), o ministro da cultura, Juca Ferreira, participará da solenidade de assinatura de parcerias e projetos firmados entre o Ministério da Cultura, a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solenidade será realizada a parti

21/03/2015 09h23 - Atualizada em 24/05/2021 18h22

Na próxima quinta-feira (26), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participará da solenidade de assinatura de parcerias e projetos firmados entre o Ministério da Cultura, a Prefeitura de São Luís e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A solenidade será realizada a partir das 14h, no Teatro Arthur Azevedo. Em pauta, dentre outras medidas, está a apresentação do projeto Rede São Luís Pontos de Cultura.

"Os pontos de cultura são um mecanismo de fortalecimento da gestão cultural. O formato do projeto que apresentaremos é pioneiro, porque premiará 40 organizações culturais de destaque, que passarão a ser pontos de cultura", disse o prefeito Edivaldo.

A criação da Rede será executada ainda este ano pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Ministério da Cultura, atendendo diretamente a uma das diretrizes do plano de metas do Programa Nacional de Promoção da Cidadania e Diversidade Cultural, o Cultura Viva, sancionado pela Lei Nº 13.018, de 23 de julho de 2014. O principal objetivo do Programa Cultura Viva é a ampliação do acesso da população aos direitos culturais.

A Rede São Luís de Pontos de Cultura é inovadora em relação a todo o Brasil no que diz respeito à premiação de iniciativas culturais em municípios. Na execução do projeto, dividido em duas etapas, acontecerá a publicação de editais de premiação de 40 pontos de cultura no valor de R$ 43.350 (quarenta e três mil e trezentos e cinquenta reais) para cada organização.

O convênio sinaliza o acréscimo de ações e investimentos do governo municipal na área da Cultura. No total, serão aplicados R$ 2,2 milhões para a execução de projetos no período de 18 meses.

A segunda etapa será de capacitação, com a realização das seguintes oficinas: Oficina sobre o Programa Cultura Viva; Oficina de Cultura de Rede; Oficina de Redes Associativas; Oficina de Elaboração de Projetos Culturais e Captação de Recursos; Oficina de Comunicação Visual e Portfólios Culturais; e Oficina de Cultura Empreendedora.

PROJETO

O projeto Rede São Luís de Pontos de Cultura, proposto pela Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), prevê a criação dos 40 pontos de cultura e ações que tenham relevância na promoção, manutenção e preservação do patrimônio cultural imaterial no Município de São Luís, além de ações transversais que envolvam formação, participação social e mobilização em rede.

Poderão participar organizações culturais sem fins lucrativos que desenvolvam atividades de preservação do patrimônio cultural imaterial, como bumba-meu-boi, tambor de crioula, capoeira, ou atividades que visam à preservação de expressões da cultura popular afro-brasileira e também formas de expressões cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas.