Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís reúne milhares de pessoas em evento gospel na Praça Maria Aragão

15/02/2024 18h05 - Atualizada em 19/02/2024 16h24

A Prefeitura de São Luís promoveu, na tarde/noite de quarta-feira (14), na Praça Maria Aragão, uma grande festa popular para o público gospel. Três bandas e duas cantoras se apresentaram para milhares de pessoas, que saíram de casa exclusivamente para adorar a Deus.

“Hoje é um dia especial para o público gospel cantar e dançar diferentes ritmos louvando ao Senhor e assimilando a palavra de Deus nesta linda festa, em que contamos com a presença de atrações locais, nacionais e internacionais. Nós estamos muito felizes por poder realizar este evento abençoado aqui na Praça Maria Aragão”, disse o prefeito Eduardo Braide, que acompanhou toda a programação na companhia da primeira-dama, Graziela Braide; da vice-prefeita, Esmênia Miranda; do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, e do secretário-adjunto de Cultura, Henrique Almeida.

O São Luís Gospel começou por volta das 17h, com a apresentação da banda Fogo e Glória, especializada em forró gospel. A vocalista Sammy Goriato, que sacudiu o público do início ao término da apresentação, frisou que estava levando uma mensagem à Maria Aragão em forma de música.

“Nós viemos trazer a mensagem do Senhor, que é a seguinte: se a porta se abrir, sou eu. Se ela fechar, também”, disse Goriato, que, além de cantar, mencionava a palavra de Deus.

A segunda atração foi a banda de reggae internacional Christafari, bastante conhecida do público local e que já se apresentou diversas vezes na capital.

O grupo fundado nos Estados Unidos e que tem participado de turnês mundiais, nas quais reúne numeroso público, chegou com a energia nas alturas já na primeira música. A batida contagiante do ritmo invadiu a praça e músicas como a canção “Hosanna”, uma das mais conhecidas de seu repertório, contagiou a plateia.

Christafari era bastante aguardada por quem foi prestigiar o São Luís Gospel 2024. É que o grupo é pioneiro no gênero reggae gospel nos Estados Unidos e em todo o mundo. No entanto, a banda é mais do que apenas músicos. Os artistas são missionários musicais, espalhando a mensagem de esperança e salvação globalmente e atingindo, aproximadamente, 20 países por ano.

“Para ir para o céu, você precisa se arrepender dos seus pecados, e quero que todos vocês que estão aqui hoje sejam recebidos no céu”, disse o vocalista Mark Mohr.

A professora de Inglês, Eva Guimarães, que é da Igreja Batista, marcou presença no evento. Ela contou que sua expectativa maior era em torno do show da banda internacional Christafari, que já teve o prazer de assistir em outro estado e gostou muito.

“Eles são muito bons no que fazem e nos trazem uma mensagem maravilhosa em suas músicas. Amei a apresentação”, disse Eva Guimarães.

Maria Marçal

Depois, foi a vez da apresentação da jovem cantora Maria Marçal, de apenas 14 anos de idade, que foi anunciada pelo prefeito Eduardo Braide.

A artista carioca demonstrou potência vocal e muita afinação, características marcantes de seu projeto solo. Ela contou que se apresentava pela segunda vez na capital maranhense e não escondia o entusiasmo.

“Já estive aqui antes e estou retornando para louvar ao Senhor com o público maranhense, misturando músicas que gravei e canções de outros artistas. Queria agradecer por mais este convite do prefeito Eduardo Braide”, disse Maria Marçal.

Isadora Pompeo

A noite esquentou ainda mais com a performance da cantora, compositora, influenciadora Isadora Pompeo, que cantou seus mais tocados sucessos, a exemplo das músicas “Pra Te Contar Os Meus Segredos”, “Minha Morada”, “Deus Perfeito” e “Bênçãos Que Não Têm Fim”, entre várias outras.

Isadora, que contagiou a plateia ao longo de sua performance incisiva, disse que São Luís tem uma energia boa e isso a ajuda a fazer uma apresentação que, inclusive, poderia vir a ser algo transformador para muitas pessoas.

“Eu cresci assim, assistindo a shows musicais. E isso me motivava a estar mais perto do Senhor, ou seja, me dava um gás a mais. Logo, acredito que muita gente aqui também pode estar precisando desse mesmo gás. Se essas pessoas que quiserem buscar uma referência em mim, claro que isso será maravilhoso”, disse Isadora Pompeo, antes da apresentação, revelando que já estava há três dias em São Luís, especialmente para o evento, embora quase ninguém soubesse.

A noite foi encerrada com a apresentação da banda Morada, uma das mais influentes do cenário gospel no Brasil. Formado em 2009, o grupo tem uma carreira sólida com cinco álbuns lançados, milhões de visualizações nas plataformas de streaming e milhares de seguidores nas redes sociais.

Na apresentação em São Luís, os artistas mesclaram diferentes ritmos, como rock alternativo, reggae, folk e hip-hop. No repertório, músicas como “Morada em Mim”, “É tudo sobre Você“ e “Uma Coisa”, entre diversas outras.