Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís encerra programação de Carnaval no Circuito Madre Deus com muita festa

14/02/2024 16h47 - Atualizada em 17/02/2024 18h04

O último dia da programação oficial de Carnaval no tradicional bairro Madre Deus foi de muita animação e mistura de ritmos, na festa realizada pela Prefeitura de São Luís. Desde o pré-Carnaval, que começou ainda em janeiro, a folia ocorreu em dois pontos do bairro, na Vila Gracinha e no Largo do Caroçudo.

“Finalizamos mais uma temporada carnavalesca na Madre Deus, esse bairro que é o berço da cultura da nossa capital. Ao longo dos últimos dias, houve cortejo de blocos tradicionais, apresentação de blocos, grupos e escolas de samba e trouxemos, ainda, um trio elétrico para animar ainda mais a folia. Foi uma programação especial pensada para a comunidade e para manter viva toda essa tradição do Carnaval de rua de São Luís”, declarou o prefeito Eduardo Braide.

Na Vila Gracinha, a programação teve início às 16h, com o cortejo de blocos afros, seguido pelo grupo de tambor de crioula Jardim de São Benedito e turma de samba Ritmistas de São José de Ribamar. A festa continuou com o bloco Bandida, Turma das Peruas e Bicicleta do Samba.

Já no Largo do Caroçudo, quem abriu a festa foi o Bicho Terra, que levou para a rua todas as cores, coreografias e músicas que sempre estão na ponta da língua de qualquer ludovicense. A programação seguiu com o tambor de crioula Rosa de Saron, bloco tradicional Os Originários do Ritmo e grupo Criou-lá. Fechando a folia, Teresa Canto e o bloco Vagabundos do Jegue colocaram todo mundo para dançar.

Além dos dois palcos montados, um trio elétrico também comandou a animação no Carnaval da Madre Deus. Quem deu o tom da animação no trio foi o Blocão do Jacaré e Sem Limite Bloco Alternativo 24x48.

O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ressaltou a importância histórica do Carnaval de rua da Madre Deus.

“É quase impossível pensar na Madre Deus e não lembrar do Carnaval de rua daqui. Foi por isso que preparamos uma festa linda que, com certeza, vai ficar na história deste bairro que respira cultura, com toda a segurança, organização e estrutura necessária, tudo isso obedecendo uma recomendação do nosso prefeito Eduardo Braide”, destacou Maurício Itapary.

Fofão

Quem marcou presença em todos os dias de Carnaval na Madre Deus foi o fofão, personagem clássico da folia carnavalesca de São Luís. Com vestimentas feitas de chita, máscara de papel machê (técnica que usa cola, papel e tinta), guizos, luvas, bonecas na mão, varinha para espantar cachorros e muita alegria, os fofões podem assustar, mas levam muita diversão por onde passam.

Para a funcionária pública, Fátima Lima, que se fantasia de fofão desde criança, o personagem representa não apenas uma fantasia, mas um símbolo de diversão e celebração acessível a todos.

“Eu cresci vendo os fofões e sempre me identifiquei com essa figura ilustre do nosso Carnaval. Pra mim sair de fofão é um privilégio, é manter viva uma tradição aqui de São Luís;  e é com essa forma de Carnaval, mais tradicional, que eu me identifico”, contou Fátima.