Secretaria Municipal de Cultura

DJ Alok leva 400 mil pessoas em show memorável na programação de Carnaval da Prefeitura de São Luís 

14/02/2024 16h33 - Atualizada em 19/02/2024 15h38
Secom

Um público estimado em cerca de 400 mil pessoas lotou a Cidade do Carnaval na noite de encerramento do circuito de folia organizado pela Prefeitura de São Luís, na noite de terça-feira (13).

O perímetro do Centro Histórico reservado à grandiosa festa viveu um de seus momentos mais emocionantes com o show arrebatador e contagiante do DJ e produtor goiano Alok, reunindo público de todas as idades e de diversos bairros da capital, do interior e de outros estados. Antes dele, a dupla Iguinho e Lulinha e artistas locais esquentaram a plateia.

“Nós encerramos esta grande festa com chave de ouro e um show simplesmente inesquecível, que muita gente não acreditava que pudéssemos trazer de graça para os ludovicenses. Alok fez bonito e, sem dúvida, foi um momento que ficará marcado no livro de memórias do Carnaval de São Luís. Como é bonito ver o povo ludovicense e os turistas se divertindo nesta linda festa. Agradecemos a todos que nos ajudaram nesta temporada oficial, entre secretarias, órgãos e autoridades, os quais foram fundamentais para um saldo extremamente positivo, tanto para quem veio se divertir, quanto para aqueles que vieram a trabalho”, disse Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

O DJ protagonizou uma performance eletrizante e que pulsou no coração dos ludovicenses e turistas que lotaram o circuito montado na Avenida Senador Vitorino Freire, ao lado do Terminal da Praia Grande. Crianças, jovens, adultos e idosos abriam o sorriso, levantavam as mãos para o alto e cantavam as músicas do setlist elaborado pelo convidado mais do que especial que coroou a noite de encerramento do evento, superando todas as expectativas de quem deixou todos os demais realizados na cidade para prestigiar a celebridade da música eletrônica. 

“Eu não quis mais saber de nada. Hoje, meu coração é todo dele (Alok), assim como a minha voz, que já está rouca de tanto gritar”, disse Cristine Rocha, de 24 anos, que se declarou fã incondicional do DJ e que trazia as duas bochechas pintadas com o nome dela em tinta neon.

Alok apresentou repertório eclético e tocou música eletrônica, pop, funk, pagode e diversos outros ritmos da atualidade. O DJ predileto dos festivais de música no Brasil e um dos queridinhos dos gringos deixou os olhos da plateia brilhando de emoção do início ao término da apresentação, marcada por efeitos luminosos, telão de led e shows pirotécnicos dentro e fora do palco. 

Em um dos momentos da apresentação, ele convidou o cantor e compositor Zeeba para subir ao palco e o convidado iniciou sua participação com o sucesso “Hear me now”, composição de Alok com Bruno Martini, para o delírio da plateia.

Alok disse que chegava à reta final da turnê de Carnaval e que contava com mais essa energia de São Luís.

“Fazia muitos anos que não me apresentava aqui e estava com saudades do povo maranhense. O Carnaval é uma festa inclusiva e que só cresce cada vez mais. Fiz um setlist pontual para o Carnaval e pude sentir a vibe da galera”, disse ele, que no palco recebeu um chapéu de vaqueiro do Boi de Santa Fé, uma matraca e a bandeira de São Luís, entregues pelo prefeito Eduardo Braide, que também presenteou o ilustre artista com iguarias regionais.

O sorriso de satisfação pelo desfecho que superou todas as expectativas estava estampado no rosto do secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, que acompanhou toda a festa, também do palco, ao lado do prefeito Eduardo Braide. Itapary frisou que a grande festa na Cidade do Carnaval transbordou de alegria. 

"Foi um sucesso desde o pré-Carnaval, em três sábados. Hoje, é o coroamento de um trabalho em conjunto e feito com muito carinho, com o envolvimento de diversas secretarias e um batalhão de pessoas. Agradecemos a todos os envolvidos na Cidade do Carnaval. Obrigado, São Luís”, finalizou Maurício Itapary.

Shows

A programação também abriu espaço para os cantores Iguinho e Lulinha, para a batida do Bicho Terra, cantores e manifestações da cultura popular regional. Os foliões prestigiaram, ainda, outros DJs, como Wolf, Pulga e Arsênio Filho, bem como o cantor Ronald Pinheiro e blocos tradicionais, entre outras atrações divididas nos diferentes espaços da Cidade do Carnaval. O Bicho Terra se apresentou sobre trio elétrico antes do show de Alok e incendiou a multidão.

“Um encerramento com energia pulsando e essa troca de emoções entre público e artista. Que maravilha para fechar a festa. É uma alegria muito grande poder nos apresentar para uma multidão como essa. Obrigado, prefeito Eduardo Braide, obrigado povo ludovicense e viva o Bicho”, disse José Pereira Godão, diretor artístico do grupo.

Antes da apresentação de Alok, o palco principal foi invadido pela dupla Iguinho e Lulinha, que já esteve na cidade em outras ocasiões, mas pela primeira vez se apresentando para o povão. Os artistas agradeceram pelo convite.

“Nós fazemos forró, mas também sabemos fazer Carnaval. Agradecemos o carinho de São Luís e o prefeito. Obrigado, São Luís”, contou a dupla.

Roteiro da folia

A festa atraiu pessoas de outros estados, como a assistente administrativo Thelsen Teixeira, que veio de Campina Grande, na Paraíba, só para curtir o Carnaval de São Luís. Ela fez questão de chegar cedo à Cidade do Carnaval para garantir um lugar privilegiado próximo ao palco, onde o renomado DJ Alok se apresentou.

“Eu vim aqui na Cidade do Carnaval curtir muito, ver o Alok, a quem eu amo e sou muito fã dele. Cheguei aqui às 15h. Vim de Campina Grande pra cá só pra curtir o Carnaval de São Luís”, destacou a turista.

Durante o show, garrafas d’água foram distribuídas gratuitamente ao público, para ajudar na hidratação e melhorar o calor. A iniciativa foi aprovada pelo público. 

"Eu acho importante ter água pra todo mundo se hidratar, e é o que eles estão fazendo aqui. A Prefeitura de São Luís está de parabéns", afirmou a estudante Bruna Sousa, que foi com as amigas curtir o show do DJ.

Uma experiência memorável também para quem realizava os famosos passeios náuticos, que saem do Espigão Costeiro, na Ponta d’Areia, e percorrem os rios Anil e Bacanga. Enquanto os espetáculos na Cidade do Carnaval aconteciam, os passageiros dos barcos desfrutavam dos shows com uma vista exclusiva e privilegiada.

“Pra mim foi uma surpresa boa. Não imaginava que teríamos o privilégio de acompanhar o show do Alok, inesquecível para mim”, declarou a corretora de imóveis Sandra Dias.

Videomonitoramento

Durante todos os dias da Cidade do Carnaval, a segurança foi uma prioridade, e os foliões puderam desfrutar da festa com tranquilidade. Uma central de operações foi montada para coordenar todas as atividades de monitoramento, mantendo contato direto com a Guarda Municipal de São Luís, Polícia Militar e equipe de segurança do evento.

Com um total de 30 câmeras espalhadas por pontos estratégicos, desde a frente do palco até a praça de alimentação, cada movimento foi meticulosamente acompanhado. Essas câmeras, equipadas com tecnologia de ponta, têm um alcance impressionante de até 10 quilômetros, garantindo uma ampla cobertura do local.

A programação da Cidade do Carnaval também contou com a presença de equipes de agentes de trânsito, guardas municipais, polícias Militar e Civil, Bombeiros Militar, Blitz Urbana, profissionais da saúde, SAMU, turismo, bombeiros civis, limpeza, iluminação pública e das coordenadorias da Mulher e de Promoção da Igualdade Racial.