Secretaria Municipal de Cultura

Público se diverte na Cidade do Carnaval em noite de abertura oficial da folia com shows de Manu Bahtidão e grupos locais

10/02/2024 15h33 - Atualizada em 14/02/2024 16h44
Secom

Uma explosão de alegria marcou a grande festa de abertura do circuito oficial de Carnaval da Prefeitura de São Luís, na noite de sexta-feira (9). A Cidade do Carnaval, que recebeu foliões procedentes de diversos bairros da capital, do interior e de outros estados, virou um tapete de gente ávida por música e pela vontade de extravasar.

A largada foi dada com show contagiante da cantora Manu Bahtidão, a estrela do tecnomelody paraense, e com a presença de artistas maranhenses, bancas e blocos. A programação continua neste sábado (10) e segue até terça-feira (13) com grandes nomes da música nacional e artistas locais.

O prefeito Eduardo Braide foi quem deu o sinal verde para a mais diversificada festa popular do Brasil no circuito organizado pelo Município.

“Até terça-feira, a ordem é se vestir de alegria e curtir a folia com irreverência, entusiasmo, paz e segurança, sempre respeitando os limites do próximo. Organizamos tudo com muito carinho para que os ludovicenses e turistas tenham um Carnaval inesquecível”, disse o prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e da vice-prefeita, Esmênia Miranda e de secretários municipais.

Uma das principais atrações da noite, a cantora Manu Bahtidão subiu ao palco por volta das 22h. Antes de deixar o camarim, foi recebida pelo prefeito Eduardo Braide e pela primeira-dama, Graziela Braide, que os presentearam com um azulejo decorado e uma cesta com produtos regionais maranhenses. Manu frisou que é elétrica e que adora Carnaval.

“Sou bem elétrica e espero muita alegria e felicidade no Carnaval. É uma época para esquecer os problemas, extravasar e ser feliz. Eu amo essa folia”, disse.

Manu Bahtidão ganhou destaque pelo estilo popular e dançante de suas músicas. A carreira dela começou por volta de 2007, como vocalista da Banda da Loirinha. Em 2009, passou a integrar a banda Companhia do Calypso, saindo em seguida para cantar na Banda Batidão. Foi com esse grupo que ela ganhou notoriedade no Pará e tornou-se um dos grandes nomes do tecnomelody, ritmo consagrado na região Norte. A apresentação foi marcada por músicas autorais e homenagens a vários artistas. O repertório também fez uma viagem por várias décadas.

Após a apresentação de Manu Bahtidão, subiu ao palco os baianos do grupo os Bambaz, de forma surpresa, com muito swing e mais de 20 anos de palco. Os artistas formam uma das mais expressivas bandas jovens do Brasil.

Desde sua formação até os dias de hoje, já dividiu palcos com grandes artistas. Na Cidade do Carnaval, eles fizeram um passeio pelo vasto repertório de sucessos emplacados ao longo dos anos, o que incluiu músicas lançadas com a participação de artistas renomados como Bello, Rodriguinho e diversos outros.

Sotaque maranhense

O DJ Arsênio Filho, o cantor PP Júnior, o bloco Bicho Terra, o cantor Erick Andrade e o DJ Rogério Mix contribuíram para o brilho da programação de estreia se dividindo entre palco principal e trio.

O Bicho Terra roubou a cena, realizando uma apresentação teatralizada e contagiando o público. 
Nem a chuva que caiu por volta das 20h tirou o brilho da apresentação.

“O Bicho está na área e não tem Carnaval triste. Nós estamos começando a nossa maratona oficial por aqui e, com certeza, vai nos dar sorte para que tudo seja um sucesso, pois temos várias apresentações até a Terça-Feira Gorda. Nosso obrigado ao prefeito Eduardo Braide pelo convite”, disse José Pereira Godão, que comanda o Bicho.

Visitantes

A Cidade do Carnaval tornou-se um ponto de encontro não apenas de moradores de São Luís, mas também daqueles que vieram do interior do Maranhão, e até mesmo de outros estados, para curtir a folia na Ilha.

Foi o caso do casal de advogados paulistas Larissa Macedo e Joalison Gusmão, que estão experimentando pela primeira vez a festa popular na Ilha do Amor. Com uma câmera na mão e atentos ao gingado das coreiras, o casal acompanhou a apresentação do grupo de Tambor de Crioula do Mestre Felipe no Palco Multicultural, montado no perímetro do circuito.

Os turistas ficaram impressionados com a riqueza cultural e a megaestrutura montada pela Prefeitura.

"São Luís está de parabéns por este Carnaval, que é, também, uma vitrine de tudo de melhor que vocês têm aqui", disse Larissa.

Para Joalison, a festa na Cidade do Carnaval começou com o pé direito.

"Nós nos sentimos muito acolhidos. Eu já conhecia a manifestação do tambor de crioula, mas de forma distante, e estar aqui no local onde tudo acontece, tendo a oportunidade de ver e vivenciar algo tão bonito, não tem preço", complementou Joalison.

Bárbara e Rafaelle, amigas do município de Rosário, elegeram São Luís como destino para celebrar o Carnaval deste ano. Encantadas com toda a vibração da Cidade do Carnaval e fantasiadas, as duas aproveitaram ao máximo a programação do primeiro dia de programação. As duas se jogaram na dança ao som das atrações da noite.

"Estou amando. A gente se sente muito bem aqui. Além de ser um Carnaval de peso, algo novo aqui no nosso estado, percebo que tem muita segurança", afirmou Rafaelle.

Espaço do Turista

Com o objetivo de proporcionar uma experiência completa aos foliões que visitam São Luís durante a folia, a Cidade do Carnaval traz o Espaço do Turista. Segundo Saulo Santos, secretário municipal de Turismo, o local foi cuidadosamente projetado para oferecer conforto e hospitalidade aos visitantes.

Além de proporcionar um ambiente 'instagramável' para fotos, a área oferece maquiagem, adereços, comida e artesanato. Além disso, dispõe de informações turísticas sobre o Centro Histórico, as praias e a gastronomia local, permitindo que os foliões saiam preparados para explorar os principais pontos turísticos durante o Carnaval.

“Estamos neste espaço para dar as boas-vindas aos turistas e deixa-los por dentro de tudo o que pode ser explorado, principalmente em São Luís. Até o dia 13 de fevereiro, nós teremos muitas ações interessantes na Cidade do Carnaval", antecipou Saulo Santos.

Serviços

Além do Espaço do Turista, os foliões aproveitaram a festa em toda a sua plenitude, tendo à disposição vários serviços, como posto médico, praça de alimentação, espaço acessível e camarote institucional.
Ninguém pôde comercializar bebida armazenada em garrafas ou vasilhames de vidro. Os vendedores ambulantes, assim como no pré-Carnaval, seguem atuando credenciados e vendendo seus produtos com disciplinamento.

A Blitz Urbana ficou encarregada do ordenamento urbanístico do perímetro de toda a Cidade do Carnaval e seu entorno. Para ter acesso à área, é preciso passar por barreiras de revista. Agentes de trânsito também atuam no local e nas imediações com a finalidade de proporcionar mobilidade e ordenamento do tráfego na área.