Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís leva Carnaval da tradição à Madre Deus até terça-feira (13)

10/02/2024 15h05 - Atualizada em 14/02/2024 10h18

Com muita tradição e folia, o Carnaval da Madre Deus começa neste sábado (10), quando a Prefeitura de São Luís inaugurará o circuito oficial da festa no bairro e entorno, a partir das 17h30. Levando a folia a todo canto, a gestão do prefeito Eduardo Braide segue com uma programação até terça-feira (13), que iniciou ainda nas prévias e continua diversificada, ao som dos blocos tradicionais, marchinhas carnavalescas dos blocos alternativos, tambor de crioula, tribos de índio, turmas e grupos de samba. Tudo com o sotaque, cores e batuques dos artistas e grupos maranhenses.

"O tradicional Carnaval da Madre Deus é uma herança cultural de São Luís e este ano vem com tudo, embalado por uma programação cultural pensada especialmente para o bairro e adjacências, mas aberto a toda população da nossa capital que gosta de brincar o Carnaval com muita animação e alegria", destacou o prefeito Eduardo Braide.

Durante os quatro dias de Carnaval, as atrações se apresentarão em dois palcos, sendo um na Vila Gracinha e outro no Ponto de Fuga. Neste primeiro dia de festa passam pelo palco da Vila Gracinha, a partir das 17h30, o cortejo das tribos de índio, tambor de crioula Milagre de São Benedito de Dona Nilza, bloco tradicional Os Vampiros, grupo de samba Espinha de Bacalhau, escola de samba Turma do Quinto e banda Mixiricu.

Já no palco Ponto de Fuga, as atrações começam às 18h com tambor de crioula Crioulos e Crioulas; bloco tradicional Os Trapalhões; banda Fábio Alta Tensão; bloco do Azedinho: e Bicicleta do Samba.

"A Prefeitura de São Luís leva à comunidade da Madre Deus um Carnaval com atrações culturais da terra, com grupos e artistas locais, em um ambiente com infraestrutura completa, com palco, luz e som. Tudo para que o folião se divirta com tranquilidade e conforto", observou o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.

Serviços

Como sempre ocorre em eventos realizados pela Prefeitura de São Luís, o Carnaval da Madre Deus terá equipes trabalhando para que a festa ocorra com conforto e tranquilidade.

Assim, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), fará o disciplinamento e organização do trânsito. Neste sábado (10) até a terça-feira (13), a partir das 14h, será realizado o condicionamento de fluxo e bloqueio de ruas transversais, na Avenida Rua Barbosa e Travessa do Gavião.

Já o Terminal de Integração da Praia Grande encerra as operações às 14h e os passageiros que estiverem dentro do terminal serão transferidos para o terminal temporário na Fonte do Bispo (Anel Viário), com direito à integração temporal, que garantirá que o bilhete único tenha validade de três horas.

Já a Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) levará guardas municipais que atuarão na segurança patrimonial e darão apoio às forças de segurança pública, como, por exemplo, a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Também no local, equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), estarão com agentes de limpeza que farão o recolhimento dos resíduos. Agentes da Secretaria Municipal de Habilitação e Urbanismo (Semurh), fiscalizarão a atuação de comerciantes informais que foram devidamente credenciados para trabalhar nos eventos, devendo se apresentar vestindo um colete que os identifica. Lembrando que a Prefeitura de São Luís proibiu a venda de bebidas em vasilhames de vidro durante a temporada carnavalesca.

A Secretaria Municipal de Saúde também marcará presença no Carnaval da Madre Deus com ações, como distribuição de preservativos, entre outras atividades.

Confira a programação de sábado (10)

PALCO VILA GRACINHA

17h30 - CORTEJO DAS TRIBOS DE ÍNDIO