Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís dá início à programação oficial de folia na Cidade do Carnaval com show de Manu Bahtidão

09/02/2024 12h43 - Atualizada em 10/02/2024 15h12

A Prefeitura de São Luís dá início, na noite de hoje (9), à programação oficial de folia na Cidade do Carnaval. A partir das 19h, milhares de foliões se dirigirão à área lateral do Terminal da Integração da Praia Grande, trecho da Avenida Vitorino Freire e Praça das Mercês, perímetro do centro da capital maranhense que concentrará grande número de bandas e artistas, entre locais e nacionais, além de manifestações da cultura popular.

A noite de abertura terá como ponto alto o show da cantora Manu Bahtidão, que soma mais de 15 anos de carreira e acumula três bandas no currículo. Além da artista alagoana, que se apresentará no palco, outras atrações atrairão público para o Palco Multicultural, Palco Afro e Espaço Reggae, bem como haverá cortejo de foliões correndo atrás dos trios elétricos.

“Depois do nosso esquenta durante o pré-Carnaval, que foi um verdadeiro sucesso, é hora de darmos início a essa grande festa popular em grande estilo, aglutinando as nossas manifestações culturais mais expressivas com as apresentações de artistas locais e nacionais. Desejamos a todos um Carnaval com muita alegria, segurança e paz”, disse o prefeito Eduardo Braide.

A festa terá início simultaneamente nos cinco espaços temáticos da Cidade do Carnaval, sendo que a largada no Palco Multicultural será dada pelo DJ João Marcus, seguido de Blocão do Nina, As Brasileirinhas, Dj Carl, Bloco Sem Limite e Vagabundos do Jegue. DJ Arsênio Filho, PP Júnior, Bicho Terra, Erick Andrade e DJ Rogério Mix se dividirão entre palco principal e trio. Por volta das 22h, terá início o esperado show da cantora Manu Bahtidão, a estrela do 'tecnomelody' paraense e que recentemente lançou a música “Daqui pra Sempre”, cantada em parceria com Simone Mendes (ex dupla Simone e Simaria), e que está entre as mais ouvidas do Brasil.

Originalmente Emanuella Tenório Rocha, a artista ganhou destaque pelo estilo popular e dançante de suas músicas. A carreira de Manu começou por volta de 2007, como vocalista da Banda da Loirinha. Em 2009, ela fez parte da banda Companhia do Calypso, deixando-a para entrar para a Banda Batidão. Foi com essa banda que ela ganhou notoriedade no Pará e tornou-se um dos grandes nomes do tecnomelody, ritmo consagrado na região Norte.

A movimentação na Cidade do Carnaval também será intensa no Palco Afro, com as apresentações de Tambor de Crioula de Mestre Felipe, Bloco Tradicional Os Brasinhas e Grupo Samba de Rua. Os espaços Reggae e Hot Mix terão programação a partir das 17h. Ao longo do período oficial, a Cidade do Carnaval funcionará com uma grande estrutura e diversos serviços à disposição dos foliões em todo o perímetro do circuito, incluindo posto médico, praça de alimentação, área do turista, espaço acessível e camarote institucional.

Um dos quesitos de segurança é a proibição da comercialização e consumo de bebida armazenada em garrafas e vasilhames de vidro. Os vendedores ambulantes estão credenciados e vendem seus produtos com disciplinamento. A Blitz Urbana ficará a encarregada do ordenamento urbanístico do perímetro do evento e de seu entorno. Para ter acesso à Cidade do Carnaval, é preciso passar por barreiras de revista.

Trânsito e transportes

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar interdições de trânsito e controle de desvio de fluxo em toda região do Centro Histórico, para garantir tranquilidade aos foliões nas festividades de Carnaval na Cidade do Carnaval. Nesta sexta-feira (9), as intervenções acontecerão nos pontos de acesso nas vias da região da Praia Grande, com início a partir do meio-dia. Já o Terminal da Praia Grande será fechado às 14h.

O bloqueio da Avenida Vitorino Freire, no sentido bairro-centro, inicia em frente ao Subway e no sentido centro-bairro, inicia em frente da CAEMA. Ruas do Centro Histórico, como Estrela e Giz, estarão condicionadas à mão única, podendo o fluxo ser alterado, de acordo com a demanda do evento.

Durante todo o Carnaval, o Terminal de Integração da Praia Grande encerrará as operações a partir das 14h, só voltando a funcionar no dia seguinte. Os passageiros que estiverem dentro do terminal, serão transferidos de forma segura, em veículos de apoio, para um terminal alternativo que funcionará na Fonte do Bispo, e terão direito a integração temporal, que irá garantir que o bilhete único tenha validade de três horas.

As linhas e plataformas serão identificadas por meio de placas de sinalização instaladas na Fonte do Bispo. Além disso, servidores da SMTT irão orientar e auxiliar os usuários na transição dos passageiros.

Usuários que pagarem suas passagens em dinheiro terão a opção de tirar, gratuitamente, dentro do Terminal da Praia Grande, e receber na hora, o cartão Passe Fácil para serem beneficiados com a integração temporal.