Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís realiza cortejo de blocos tradicionais e leva muito samba à Madre Deus no último domingo de pré-Carnaval

05/02/2024 18h16 - Atualizada em 10/02/2024 15h12

Um verdadeiro encontro de cores, ritmos e batuques, assim foi o último dia de festa de pré-Carnaval realizada pela Prefeitura de São Luís no bairro Madre Deus, domingo (4).

A programação contou com o segundo cortejo de blocos tradicionais que saiu da Vila Gracinha e culminou em uma grande festa no Largo do Caroçudo. A programação da Prefeitura na Madre Deus seguirá todos os quatro dias oficiais de folia momesca.

Ao todo, 16 agremiações participaram do cortejo, foram eles: Apae, Tropicais do Ritmo, Show Feras, Os Curingas, Os Gigantes, Magnatas Show, Os Gladiadores, Os Diplomáticos, Os Diferenciados, Os Foliões, Reis da Liberdade, Os Trapalhões, Os Brasinhas, Vinagreira Show, Companhia do Ritmo e Tradicionais do Ritmo.

O cortejo foi puxado pelo bloco tradicional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís, que desde 1996 desfila no Carnaval. Ao som de batidas muito bem marcadas, o grupo deu exemplo de organização e alegria, contagiando todos os presentes e abrilhantando, ainda mais, a programação.

O secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary, ressaltou a importância do evento para a região e destacou o compromisso da gestão municipal em dar total apoio à comunidade.

“Por determinação do prefeito Eduardo Braide, estamos dando todo o apoio necessário à região da Madre Deus, que é o berço da cultura de São Luís e palco de vários artistas e manifestações culturais. É exatamente isso que estamos fazendo aqui, dando toda a infraestrutura possível para que a gente possa fazer uma grande festa para todos esses fazedores de cultura da nossa capital”, disse Maurício Itapary.

Programação

A programação reuniu pessoas de todos os cantos da cidade que foram à Madre Deus prestigiar a festa, como é o caso da publicitária Ghirza Carvalho que expressou seu entusiasmo ao participar do cortejo dos blocos tradicionais, movida pelo saudosismo e pelo desejo de preservar a rica herança cultural de São Luís.

“O saudosismo me motivou a vir aqui hoje acompanhar o cortejo dos blocos tradicionais que fazem parte da nossa cultura e a gente tem que valorizar para não deixar morrer. Eu acho que realmente a Prefeitura tem que dar bastante espaço para essas manifestações populares. Temos que valorizar a nossa cultura, que é um lindo espetáculo. Eu acho fantástico o Carnaval de São Luís”, ressaltou a foliã.

Muito samba

Já no Largo do Caroçudo, a festa continuou com apresentação do Tambor de Crioula Brilho da União Mauro Fecury II. Em seguida, a turma dos Fuzileiros da Fuzarca, que neste ano celebra 88 anos, subiu ao palco e animou os foliões presentes.

Quem também comandou a folia no Caroçudo foi o Samba de Mina, um grupo composto por mulheres que envolveu o público presente ao som de grandes sucessos do samba. Na sequência, o Blocão do Nina entrou em cena, elevando ainda mais a agitação e, para encerrar a noite com chave de ouro, o Sindicato do Samba consagrou a atmosfera festiva na região da Madre Deus.

O palco principal da folia na Madre Deus foi montado em frente à casa da decoradora Priscila Arouche, que mora na comunidade desde que nasceu, há 41 anos. Para ela, o barulho da festa não é motivo de incômodo, pelo contrário, ela destaca o amor compartilhado por todos os moradores da região em relação à animação que toma conta da Madre Deus, tanto durante o Carnaval quanto no São João.

“Nós, que nascemos, crescemos e vivemos aqui, amamos intensamente toda essa movimentação, seja durante o Carnaval ou o São João. Essa energia pulsante embala nossa história e identidade. A programação está maravilhosa. É um privilégio fazer parte dessa comunidade que acolhe a festa com tanto carinho e entusiasmo”, destacou a moradora.