Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís abre programação da Passarela do Samba

16/02/2023 16h19 - Atualizada em 01/05/2023 15h28

Após dois anos sem folia, o Carnaval na Passarela Chico Coimbra (Anel Viário) está de volta e trazendo novidades. Promovido pela Prefeitura de São Luís, escolas de samba e blocos tradicionais desfilarão em busca do título de melhores do Carnaval 2023.

A programação vai de sexta (17) a segunda-feira (20), começando às 19h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados no local, a partir das 17h. Quem não puder acompanhar os desfiles de forma presencial, poderá assistir tudo pela internet, em transmissão inédita, no Youtube da Prefeitura.

A abertura da festa ocorre na sexta-feira (17), com a entrega simbólica feita pelo prefeito Eduardo Braide, da chave da cidade à Corte Momesca, às 19h. A Corte Momesca é responsável por representar a folia e levar o espírito carnavalesco a eventos e agendas oficiais de promoção da festa na cidade. Desta forma, cabe a ela dar início à programação da Passarela do Samba.

“Preparamos um Carnaval para que o folião de São Luís possa matar as saudades desta grande festa que ficou dois anos sem ocorrer devido a pandemia. Nossa gestão entende a importância do evento para a cidade, para as agremiações e para nossa cultura popular. Por isso, tenho certeza de que esses dias de folia serão marcantes, com organização, conforto e segurança para a população”, disse o prefeito Eduardo Braide.

Após a cerimônia de entrega da chave da cidade, começam oficialmente os desfiles com as apresentações dos blocos tradicionais. Os blocos, responsáveis por representar a legítima batucada típica da capital maranhense, são divididos em dois grupos. Na sexta (17), desfilam os que compõem o Grupo B. Passam na avenida nesta noite, 14 agremiações.

No sábado (18), se apresentam os blocos tradicionais do Grupo A. Ao todo, passam pela passarela 18 blocos que levarão ao público toda a beleza, riqueza e capricho de suas fantasias. Embalados por composições diversas, cada um deles brigará pelo título de Melhor do Carnaval 2023.

A programação segue no domingo (19), quando ocorre o primeiro dia de desfiles das escolas de samba. Sete agremiações se apresentarão no espaço da Prefeitura de São Luís mostrando muito samba no pé e prometendo não deixar ninguém parado nas arquibancadas.

A programação das escolas continua na noite de segunda-feira (20), quando o samba volta a dar o ritmo do Carnaval com a passagem de cinco agremiações, fechando os desfiles e os concursos de 2023.

Transmissão

Todo o espetáculo dos desfiles carnavalescos pode ser acompanhado pela transmissão que a Prefeitura fará, ao vivo, pela internet. De forma inédita, a gestão do prefeito Eduardo Braide vai levar ao mundo a cultura carnavalesca de São Luís.

Durante as transmissões, os jornalistas Jéssica Lima e Yago Brandão, bem como o também jornalista e radialista Joel Jacintho, darão aos internautas um panorama geral do que se passa na Passarela Chico Coimbra.

Assim será possível acompanhar desde a concentração das agremiações, antes da entrada na avenida, bem como as suas evoluções, até chegar à dispersão.

“Esta é uma iniciativa inédita da gestão do prefeito Eduardo Braide, que marca a volta do Carnaval depois de dois anos de pandemia. Nossa festa, que é linda, ganhará uma nova dimensão e possibilitará que todos possam ver a beleza de nossa cultura”, destacou o secretário de Comunicação, Igor Almeida.

- A Passarela do Samba Chico Coimbra tem 200 metros de comprimento;

- Tem quatro módulos de arquibancadas com capacidade para 2.000 pessoas sentadas;

- 41 camarotes com capacidade para 820 pessoas;

- Camarote institucional para 120 pessoas;

- Área preferencial com 500 cadeiras;

- Espaço Cadeira de Pista 01, com 600 cadeiras;

- Espaço Cadeira de Pista 02, com 500 cadeiras;

- 10 frisas, com mesas e cadeiras para 200 pessoas;

- No total, a passarela tem capacidade para receber cinco mil pessoas por dia.

Programação Passarela do Samba Chico Coimbra

Sexta-feira, dia 17 – DESFILE DOS BLOCOS TRADICIONAIS DO GRUPO B