Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís alinha os preparativos para o Carnaval de Passarela 2023 em reunião com representantes de órgãos parceiros

10/02/2023 16h27 - Atualizada em 18/02/2023 14h33

Os preparativos para o Carnaval de Passarela 2023 estão a todo vapor. Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), se reuniu com outras secretarias e órgãos parceiros sobre os preparativos para o evento, que vai acontecer de 17 a 20 de fevereiro, na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário.

O secretário de Cultura, Marco Dualibe, destaca que a reunião teve como pauta o alinhamento das ações nas áreas de segurança, alimentação e logística para o desfile da Passarela do Samba, o Cortejo de  Blocos Afro, no dia 21, e o evento São Luís Gospel, na Quarta-feira de Cinzas, dia 22.

"A expectativa é a melhor possível, até porque estamos retomando após dois anos de pandemia um Carnaval que é 100% maranhense, contemplando todos os nossos artistas, agremiações, grupos carnavalescos, escolas de samba e toda a cadeia produtiva que gera renda para artesãos, costureiras, bordadeiras, eletricistas, carpinteiros, entre outros profissionais", compartilha o secretário.

Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Trânsito e Transportes (SMTT), de Turismo (Setur), de Comunicação (Secom), de Segurança com Cidadania (Semusc), de Meio Ambiente (Semmam), Guarda Municipal, Blitz Urbana, Vigilância Sanitária, Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Amdes) e Superintendência de Limpeza Pública (Sulip). Além da Polícia Militar, Polícia Civil e de empresa de Segurança Privada.

O Carnaval de Passarela 2023 inicia na sexta-feira 17 de fevereiro, com a distribuição dos ingressos para as arquibancadas, às 17h, e início dos desfiles, às 19h.

A estrutura da Passarela do Samba Chico Coimbra tem 200 m de comprimento; conta com quatro módulos de arquibancadas para 2.000 pessoas sentadas; 41 camarotes para o público para 820 pessoas; camarote institucional para 120 pessoas; área preferencial com 500 cadeiras; espaço Cadeira de Pista 01, com 600 cadeiras; espaço Cadeira de Pista 02, com 500 cadeiras; e 10 frisas, com mesas e cadeiras para 200 pessoas. Considerando todos os espaços, a Passarela tem capacidade para receber 5 mil pessoas por dia.

Além disso, há três módulos de jurados, no início, no meio e no final da Passarela; posto médico na área externa para atendimento interno e externo; espaço interno para apoio ao efetivo dos órgãos: Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros Militar e Juizado de Menores;  e Área da Imprensa.