Secretaria Municipal de Cultura

Crianças da Rede Municipal de Ensino se apresentam em tradicional Cantata Natalina da Escola de Música São Luís

20/12/2022 15h49 - Atualizada em 14/01/2023 13h37
Secom

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou, na noite desse sábado (17) a tradicional Cantata Natalina da Escola Municipal de Música de São Luís (EMMUS). Ao todo foram 100 crianças de escolas da Rede Municipal de Ensino que cantaram um repertório com 15 músicas natalinas.

Nesse ano, além de se apresentar pela primeira vez na Praça Benedito Leite, a cantata trouxe como inovação a participação da orquestra da Escola Municipal de Música e do Coral Melodia com as Mãos, coordenado pela professora Mariluce Amorim e a intérprete Lucília Silva. Dessa forma, todas as músicas cantadas eram interpretadas também na linguagem de sinais. 

“A nossa Escola Municipal de Música faz esse trabalho ao longo de todo o ano, com os alunos de diversas escolas do município. E, hoje, apresentamos a Cantata Natalina com cerca de 100 estudantes da Rede Municipal de Ensino. Um momento de celebração, no qual esses alunos se apresentam para a cidade de São Luís e suas famílias, com esse espírito, essa mensagem natalina de dias melhores, de esperança e de muita paz”, declarou a secretária municipal de educação, Caroline Marques Salgado. 

O coral, formado por crianças entre 6 a 11 anos, das Unidades de Ensino Básico (UEB) Sá Valle Anexo Esperança do Amanhã, Maria Alice Coutinho Anexo Leonardo da Vinci, Maria Alice Coutinho Anexo Luís Rodrigues Pinho e do Polo Maria Alice Coutinho, interpretou canções natalinas conhecidas do público, tais como "Festa na Estrebaria", "Sino de Belém", " A paz" e "Vem chegando o Natal". 

Em um dos pontos de destaque da apresentação, uma das integrantes do coral, a estudante Isabelle Vitória Mafra Ferreira, deixou uma mensagem de paz para plateia.

"É preciso pensar um pouco nas pessoas que ainda vêm. Nas crianças. Nós precisamos pensar no que vamos deixar para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos. Pensem bem. Pratique a paz", declamou Isabelle.

Segundo a professora Rosilene Rodrigues dos Santos, da escola Esperança do Amanhã, esse momento é muito importante para o desenvolvimento educacional dos estudantes.  

“As crianças se mostraram muito empolgadas em desenvolver esse projeto, que também ajuda muito no desenvolvimento delas em relação a leitura e escrita, uma vez que trabalhamos também as letras das músicas”, explicou a professora. 

Maria Aldimarie do Vale Lima é avó de uma das crianças que faz parte do coral e contou que ficou emocionada em ver a apresentação da neta.

“Estou muito feliz de prestigiar minha neta, que foi convidada para participar da Cantata Natalina. Está muito lindo. Para mim não tem nada mais gratificante do que estar aqui, vendo minha neta que eu amo. Estou feliz, estou emocionada”, disse Maria. 

Ao final da apresentação, Maria Alice Prazeres, diretora da Escola Municipal de Música, agradeceu a presença do público e dos envolvidos na tradicional Cantata Natalina.  

“Realizar a Cantata Natalina da Rede Municipal de Educação de São Luís é uma alegria porque nós trazemos para o público ludovicense aquilo que na verdade é o significado do Natal. É gratidão por tudo que recebemos e tudo que fazemos dentro da educação do nosso município”, declarou Maria Alice Prazeres.