Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura realiza 2ª edição do roteiro Quilombo Cultural de São Luís na semana da Consciência Negra

18/11/2022 17h26 - Atualizada em 26/11/2022 19h10

O dia da Consciência Negra ganhou uma extensa programação: o evento ‘Negritude, Identidade e Encantamento’ levará ao público conferências, oficinas, desfiles, shows e atrações culturais entre os dias 18 e 20 de novembro.

A programação é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Vice-Prefeitura, em parceria com as secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Turismo (Setur), que promoverá, no domingo, dia 20, às 16h, a segunda edição do roteiro Quilombo Cultural de São Luís.

“A primeira edição foi um sucesso. A comunidade esteve presente e pudemos exaltar a cultura e religião do quilombo, que é muito forte. Desta vez, vamos ter novos participantes que vão animar o domingo na Liberdade. Estão todos convidados!”, disse o secretário municipal de Turismo, Saulo Santos.

A segunda edição do roteiro terá concentração na Produtora Novo Quilombo, na Rua Gregório de Matos, casa de reggae da Liberdade. O trajeto, acompanhado por um guia de turismo, seguirá com música e contará com apresentação do Tambor de Crioula de Leonardo com o tambor de Mina, do Bloco Afro Abiyeye Maylo e será finalizado no terreiro Ylê Axé Ogum Sogbô com um banho de cheiro.

Quilombo Cultural de São Luís

Esse roteiro foi criado em 2021 com a mapeação e visitação de espaços como barracões de bumba meu boi, casas religiosas de matriz afro-brasileiras, casas de reggae e também sedes de blocos Afro e Blocos Tradicionais, todos localizados nos bairros que compõem o maior quilombo urbano da América Latina: Liberdade, Diamante, Fé em Deus e Camboa.