Secretaria Municipal de Cultura

“Aniversário no Bairro” dos 410 anos de São Luís leva música e descontração para a Cidade Olímpica

17/09/2022 13h08 - Atualizada em 28/09/2022 18h56

Depois do sucesso da festa realizada na Praça Maria Aragão, de 5 a 11 de setembro, a Prefeitura de São Luís deu início, na noite de sexta-feira (16), à animada e descontraída programação em homenagem aos 410 anos da “Ilha do Amor” em outros pontos da cidade.

O “Aniversário no Bairro” começou pela Cidade Olímpica, onde os moradores foram presenteados com o alto astral do espetáculo teatral “Pão com Ovo” e um show completo da banda Mesa de Bar. A programação está sendo organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult). O evento, realizado na Avenida I, próximo à Paróquia Santíssima Trindade, contou com a presença do prefeito Eduardo Braide e da vice-prefeita, Esmênia Miranda. Já neste sábado (17), será a vez do Anjo da Guarda receber a festa, a partir das 19h, na Praça da Ressurreição.

“É uma felicidade poder estender as comemorações alusivas aos 410 anos de São Luís para os bairros proporcionando alegria às comunidades. É uma novidade dentro de uma programação pelo aniversário da cidade, que merece todo esse carinho. O público está tendo a oportunidade de assistir, na própria região onde reside, ao espetáculo da Santa Ignorância Companhia de Artes e ao show da Mesa de Bar, uma das melhores bandas de arrocha do Maranhão e do Nordeste”, disse Eduardo Braide.

A vice-prefeita, Esmênia Miranda, ressaltou que, nas gestões anteriores, as festas em homenagem ao aniversário de São Luís eram sempre concentradas em um único ponto da cidade, o que está sendo diferente desta vez. “Nós estamos descentralizando o evento, assim como fizemos nas comemorações em torno do Natal, no ano passado, e no São João deste ano. Muito bom poder trazer um pouco de cultura, alegria e descontração para aqueles que não puderem aproveitar a extensa programação na Maria Aragão”.

Os atores da Companhia Santa Ignorância abriram a noite com uma seleção de cenas da comédia “Pão com Ovo”, um grande sucesso de bilheteria em todo o estado. As personagens Clarisse Milhomem (César Boaes), Dijé (Adeílson Santos), Jacirema (Dênia Correa), Yardi (Marluce Emily) e as “Marias” (César e Adeílson) arrancaram gargalhadas do público, que se divertiram e aplaudiram suas tiradas engraçadas. Crianças, jovens, adultos e idosos acompanharam tudo sentados de frente para um palco armado no meio da avenida.

“Nós trouxemos trechos do espetáculo, ou seja, um recorte com as cenas que o público mais gosta de ver. É claro que sempre acrescentamos elementos característicos da localidade para que os moradores se identifiquem”, explicou o ator César Boaes, também diretor da peça.

A plateia foi ao delírio durante os números musicais, com destaque para as performances de Clarisse como Shakira e Dijé como Alcione. “Eles são muito engraçados. Eu acompanho direto pela Internet. Lá em casa, todo mundo gosta. Eu me ‘acabo’ de rir, principalmente da Dijé”, elogiou a estudante Fabíola Guimarães.

Dulce Ramos, auxiliar de Enfermagem, elogiou a festa organizada pela Prefeitura. “Eu fui apenas um dia na Maria Aragão, ou seja, na noite do reggae. Aqui é mais tranquilo porque nem transporte precisei pegar, já que moro bem perto”, festejou.

Depois de “Pão com Ovo”, as cadeiras foram retiradas e o público se aproximou do palco, ligando as luzes de seus aparelhos celulares para receber os cantores Luan Costa e Luy Diego, da banda Mesa de Bar. Os artistas abriram o show entoando “Tratorista”, um de seus mais conhecidos sucessos. Selecionaram um repertório com o melhor do arrocha e da “sofrência” e a plateia cantou em uníssono.

“Nós começamos nossas apresentações pelo ‘Aniversário no Bairro’ com muita vontade de cantar com os moradores e fazer aquela festa bonita em homenagem à São Luís. Parabéns ao prefeito e à vice-prefeita por esta linda festa. Somos gratos por esta oportunidade de mostrar nosso trabalho em diferentes bairros e agradecemos, também, às comunidades”, destacou Luy Diego.

Programação

A programação do “Aniversário no Bairro” continua neste sábado (17), na Praça da Ressurreição, no Anjo da Guarda, mais uma vez com a apresentação de “Pão com Ovo” e Mesa de Bar. No domingo (18) será a vez da comunidade do Maracanã (18) participar da festa. O evento será retomado no próximo fim de semana, contemplando Coroadinho (23), Cidade Operária (24) e Vila Luizão (25). No dia 30, encerrando a programação, será a vez dos moradores de Ribeira (30).

Ambulantes e serviços

Antes mesmo do início do evento, vários vendedores ambulantes já haviam garantido seus lugares às margens da avenida para um faturamento extra. Foi o caso de Luciana dos Santos, moradora de São José de Ribamar. “Nós temos um grupo de vendedores para nos comunicar e um informa ao outro os eventos para que a gente possa trabalhar. É uma iniciativa maravilhosa do prefeito de São Luís e nós, ambulantes, só temos a agradecer”, disse Luciana dos Santos.

Assim como na Cidade Olímpica, a Prefeitura de São Luís vai mobilizar equipes da Guarda Municipal, Blitz Urbana e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a festa no Anjo da Guarda. Além disso, contará com o apoio da polícia e de bombeiros civis e militares, bem como da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).