Secretaria Municipal de Cultura

Quinta noite de festa contagia público com muito arrocha e brega na Praça Maria Aragão

10/09/2022 15h31 - Atualizada em 16/09/2022 09h09
Secom

A música brega e o arrocha também ganharam espaço na programação especial da Prefeitura de São Luís em homenagem ao aniversário de 410 anos da “Cidade dos Azulejos”. Na noite de sexta-feira (9), o público lotou a Praça Maria Aragão para prestigiar os cantores Wanderley Andrade, Silvanno Salles e Fabiana Alves, além da banda Mesa de Bar.

A grandiosa festa popular continua neste sábado (10) e termina no domingo (11), sempre com a presença do prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide, e da vice-prefeita, Esmênia Miranda. 

“Chegamos à quinta noite de programação com a mesma animação e empolgação da primeira, quando abrimos a festa em ritmo de reggae. Quando planejamos este evento, pensamos na pluralidade de gostos e estilos e o resultado é uma festa eclética, onde cabem todas as expressões da arte musical. Por isso, abrimos, também, espaço para o brega e o arrocha, que os ludovicenses adoram”, disse Eduardo Braide. 

A “Noite do Brega /Arrocha” foi aberta com muito humor. Os apresentadores do evento, Heloísa Batalha e Arsênio Filho, chamaram ao palco as personagens Clarisse Milhomem e Dijé, da comédia “Pão com Ovo”, vividas pelos atores César Boaes e Adeílson Santos, para anunciarem a cantora Fabiana Alves, que fez todo mundo cantar em uníssono seu repertório de arrocha.

Depois, o público aplaudiu Luan Costa e Luy Diego, da banda Mesa de Bar, que entoaram canções como “Tratorista”, “Agora somos ex” e “Ei, moça!“, bem como sucessos de outras bandas e artistas. O prefeito e a primeira-dama curtiram o show no meio do povo. 

Ao término da apresentação, as duas Marias, também personagens da comédia “Pão com Ovo”, divertiram o público com suas tiradas engraçadas e anunciaram Wanderley Andrade, que chegou com irreverência, simpatia e descontração botando a plateia para soltar a voz. O cantor paraense escolheu um repertório autoral dançante, a exemplo das canções “Traficante do amor”, “Conquista” e “Morena sereia”. Ao combo, adicionou outras com as quais costuma homenagear personalidades da música brasileira. Ele também incluiu o rock, uma de suas paixões, e fez uma referência ao Rock in Rio com “We are the champions”, um clássico internacional na voz de Freddie Mercury. 

“Fiquei muito feliz e honrado pelo convite do prefeito Eduardo Braide para participar desta linda festa. São Luís é uma cidade que sempre me recebeu muito bem e sem dúvida esses 410 anos ficarão marcados na minha carreira. Afinal, é a primeira vez que canto em praça pública na capital maranhense. Eu amo este estado e aqui já fiz shows em mais de 200 municípios”, disse Wanderley Andrade.

Arrocha romântico

A última atração foi Silvanno Salles, chamada ao palco pelo prefeito Eduardo Braide. O baiano contagiou a multidão que o aguardava e tinha suas músicas na ponta da língua. Dono de uma das vozes mais românticas da região Nordeste, ele iniciou a carreira pelo grupo Estilos Modernos e pela banda Brisa da Noite, mas partiu para o projeto solo em 2011, crescendo rapidamente no meio musical com seu estilo arrocha romântico. 

“Agradeço a Deus e ao prefeito Eduardo Braide por estar aqui e realizar, pela primeira vez em São Luís, um show em praça pública. Este momento significa muito na minha carreira, pois sou baiano, mas também me considero maranhense, uma vez que, depois da Bahia, o Maranhão foi o segundo estado que me acolheu no Nordeste”, disse Silvanno Salles. 

A “Noite do Arrocha / Brega” foi um sucesso nas palavras do próprio público. Moradores de diferentes bairros da cidade começaram a se deslocar cedo à Maria Aragão, por volta das 18h. Foi o caso do casal de namorados Maria Lúcia Reis e Thiago Dias, ela do bairro São Francisco e ele da região Itaqui-Bacanga.

“Ela é louca por Silvanno Salles e eu vim mais para ver Wanderley Andrade, pois ele é da minha terra e sempre que vem aqui eu não perco, para matar um pouco a saudade que sinto de lá”, disse Thiago Dias. 

Gimena Ribeiro levou a filha que é fã dos cantores da banda Mesa de Bar. “Ela adora escutar as músicas deles, mas nunca conseguiu assistir a um show. E hoje viemos com o padrinho dela, que está nos dando esse presente. Tudo lindo e ela está amando”. 

Para o secretário municipal de Cultura de São Luís, Marco Duailibe, todas as noites de festa na Maria Aragão estão superando as expectativas da produção. Ele disse que o sucesso é resultado de um esforço conjunto de várias secretarias municipais e do empenho do prefeito Eduardo Braide, que idealizou um evento completo. 

“Hoje está sendo uma noite maravilhosa aqui na Maria Aragão, assim como foram as anteriores. O público é estimado em 100 mil pessoas, que vieram para curtir os ritmos brega e arrocha. Todos os artistas deram um show em suas apresentações e o público sempre pede bis. É uma satisfação muito grande poder proporcionar essa alegria aos ludovicenses e esse presente para São Luís. Foram dias de planejamento e organização e o resultado está superando as nossas expectativas. Muito obrigado a todos que estão vindo comemorar os 410 anos da nossa cidade com a gente”, disse Marcos Duailibe. 

As comemorações continuam neste sábado (10) com a programação para o público evangélico, que aplaudirá Aline Barros e as bandas Fogo & Glória e Marcados. No domingo (11), será a vez de Diego Fernandes e Adriana Arydes na ‘Noite Católica’, que contará, ainda, com show de Gabriel Kzam.