Secretaria Municipal de Cultura

Público recorde lota a Maria Aragão na terceira noite de festa alusiva ao aniversário de 410 anos de São Luís

08/09/2022 15h21 - Atualizada em 13/09/2022 18h40

A Prefeitura de São Luís celebrou o aniversário da Independência do Brasil, na noite desta quarta-feira (7), com público recorde na Praça Maria Aragão. Mais de 120 mil pessoas participaram da programação alusiva ao aniversário de 410 anos da “Ilha do Amor”, que segue até domingo (11).

A multidão cantou e dançou com o fenômeno João Gomes, um dos artistas brasileiros mais ouvidos na atualidade. Além dele, apresentaram-se os cantores Bruno Shinoda e Fabrícia. O numeroso público foi recebido pelo prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

“É uma emoção muito grande celebrar a Independência do Brasil e o aniversário da nossa cidade reunindo milhares de pessoas em um único espaço. Pela quantidade de gente que se dirigiu para cá, podemos afirmar que conseguimos um feito inédito, reunindo o maior público da história da Maria Aragão na semana do aniversário de São Luís”, comemorou Eduardo Braide.

A programação foi aberta às 19h pela cantora Fabrícia, que selecionou um repertório jovial e atual, interpretando músicas de diferentes vertentes. Em seguida, foi a vez de Bruno Shinoda, que empolgou com sua suingueira e outros ritmos do momento. O “Imperador” levou sua energia característica e homenageou o Rock in Rio com as palmas sincronizadas do público como fez Fred Mercury em 1985.

“É a minha estreia em uma programação de aniversário de São Luís e estou muito feliz e honrado pelo convite do prefeito Eduardo Braide. Com certeza, é um marco na minha carreira. Vim com todo o gás para sacudir as estruturas da praça”, disse Shinoda após o show.

O mais esperado, no entanto, era o cantor João Gomes, que incendiou a multidão ao surgir no palco, às 23h30. Os fãs que o aguardavam desde o fim da tarde cantaram com ele músicas do repertório autoral e sucessos que estão na boca do povo, a exemplo das músicas “Dengo”, um dos carros-chefes de sua playlist, e “Tem cabaré essa noite”, que ficou conhecida na voz do cearense Nattan. O público, entre crianças, jovens, adultos e idosos, ocupou todos os espaços da praça e seus arredores.

“Que espetáculo de evento. Nunca vi esta área da cidade tão lotada como hoje. João Gomes é realmente um dos mais famosos e queridos artistas do Brasil. Eu adoro e fiz de tudo para vim. Que festa linda!”, disse a estudante Mariana Guimarães, que chegou cedo e acompanhou o show do início ao término.

João Gomes vem atraindo as atenções como um dos principais nomes do piseiro, gênero musical que mistura forró com música eletrônica, influências de brega funk, arrocha e sertanejo. Mesmo com uma carreira ainda recente (tem apenas dois discos lançados: “Eu tenho a senha”, de 2021, e “Digo ou não digo”, de 2022), ele segue lotando os espaços onde se apresenta. Em São Luís não foi diferente e a calorosa receptividade surpreendeu a equipe do artista.

Antes de se apresentar, ele concedeu entrevista à imprensa no camarim. Bem à vontade, sorridente e solícito, agradeceu ao povo maranhense pela grata surpresa e lembrou que a terra do bumba meu boi foi um dos lugares onde o piseiro começou a ganhar fama.

“Sempre que lançamos uma música, ela começa logo a tocar no Maranhão, uma prova de que os maranhenses realmente gostam desse ritmo. É por isso que só tenho a agradecer a este estado. Logo, não poderíamos recusar o convite para participar desta grande festa. Nós retribuiremos o carinho e entregaremos nosso coração a todos vocês no palco”, disse.

A festa em reverência à São Luís continua. Assim como na “Noite do Piseiro”, a Prefeitura dará continuidade às ações estratégias para que a população participe de toda a programação com comodidade. O transporte, aliás, é uma das prioridades, com a disponibilização de uma frota reserva de ônibus no Terminal de Integração da Praia Grande das 22h às 2h. Há, ainda, serviços de saúde, segurança e fiscalização do comércio informal.

Noite para o samba

Nesta quinta-feira (8), data do aniversário da cidade, o público vai aplaudir o sambista Diogo Nogueira, atração principal da “Noite do Samba”. Além dele, foi convidado o eclético grupo maranhense CDC, que receberá convidados no palco.

Amanhã (9), será a vez de Silvanno Salles e Wanderley Andrade para a “Noite do Arrocha/Brega”, e de duas atrações locais: a banda Mesa de Bar e a cantora Fabiana Alves. Sábado, dia 10, está confirmada a cantora evangélica Aline Barros, além das bandas Fogo & Glória e Marcados.

Encerrando a programação, no domingo (11), os cantores católicos Diego Fernandes e Adriana Arydes se apresentarão na “Noite Católica”, com a participação do cantor Gabriel Kzam.