Secretaria Municipal de Cultura

Prefeitura de São Luís encerra “São João no Bairro” com noite especial no Cohatrac

29/06/2022 17h56 - Atualizada em 08/07/2022 20h49

Alegria, diversão e exaltação da cultura popular do Maranhão. Este foi o saldo do projeto “São João no Bairro”, promovido pela Prefeitura de São Luís, que levou, durante os fins de semana de junho, mais de 60 atrações a 11 comunidades da capital, fazendo os festejos juninos chegarem mais perto das pessoas que puderam aproveitar uma programação diversificada, com segurança e conforto, próximo do local onde moram. O encerramento do projeto ocorreu na noite de terça-feira (28), véspera do dia de São Pedro, no bairro Cohatrac, com grande presença da comunidade.

"Encerramos este projeto com o sentimento de esperança, de ter de volta nossa festa do coração e, durante esse período, termos feito o Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, e também o nosso São João no Bairro, levando a programação para diversos lugares, inclusive a Zona Rural e, agora, encerrando no Cohatrac com essa noite linda", disse o prefeito Eduardo Baride, acompanhado da primeira-dama, Graziela Braide.

Também estiveram presentes os secretários Igor Almeida (Secom), Bruno Costa (Semurh), Joel Nunes (Semus), Henrique Almeida (adjunto Secult) e os vereadores Silvana Noely (PTB) e Thyago Freitas (PL).

Com o objetivo de valorizar e disseminar a cultura popular maranhense, o último dia do “São João no Bairro” ocupou a Praça Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, com show do cantor Roberto Ricci. O artista, que tem deficiência visual, apresentou toda a versatilidade do seu violão que se transforma em uma orquestra de percussão lembrando um grande batalhão de bumba meu boi. No repertório, toadas conhecidas do público que fez coro para sucessos do cancioneiro maranhense.

Roberto Ricci preparou o terreiro para que o boi Brilho da Terra pudesse apresentar toda a beleza do bailado de suas índias, vaqueiros, caboclos de fita e do novilho, que ocupou o palco ao som do sotaque de orquestra e botou todo mundo para dançar.

A seguir, uma das atrações mais aguardadas da noite, a Cia Barrica, apresentou um recorte da cultura popular do Maranhão e encantou os presentes.

"Vi a programação pelas redes sociais da Prefeitura e fiquei feliz pois achava que não teríamos mais arraial aqui no bairro. Eu vim porque gosto muito de bumba meu boi e ainda é perto de casa, foi muito bom", festejou Talia Trindade, moradora do Cohatrac desde que nasceu, há 31 anos.

A noite também teve a participação do boi Encanto do São Cristóvão, sotaque de orquestra. O encerramento foi ao som da Cia Vem BB, que apresentou um espetáculo de música e dança, este ano homenageando Nossa Senhora de Nazaré, levando alegria e deixando saudades no público.

"Receber o projeto da Prefeitura no nosso bairro foi muito bom. Só assim pude ver um pouco da nossa cultura, já que não costumo ir nos grandes arraiais", destacou Joana Ferreira, de 69 anos.

Projeto

Idealizado pelo prefeito Eduardo Braide e executado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), o “São João no Bairro” percorreu comunidades das zonas Urbana e Rural de São Luís durante o mês de junho. A largada foi dada no dia 28 de maio, no Coroadinho. Em todas as edições, o prefeito Eduardo Braide esteve presente, sendo recebido com muito carinho pelos moradores.

Além do Coroadinho, receberam o projeto as comunidades Vila Embratel, Quebra Pote, Morada do Sol, Residencial Ribeira, Estiva, Cidade Olímpica, Madre Deus, Ilhinha, Vila Luizão e Cohatrac. A cada noite, se apresentavam, em média, cinco atrações entre grupos de bumba meu boi de diversos sotaques, dança portuguesa, do coco, companhias folclóricas e outros.

O projeto impulsionou a economia da cidade com a contração dos grupos folclóricos e com o incentivo à geração de renda a partir do comércio que se fortaleceu nos locais que receberam a festa.

Um destes comerciantes foi Gerliane Jansen, que montou uma barraca para vender bombinhas de São João e outros produtos no “São João no Bairro”, no Cohatrac.

"Achei muito bacana a Prefeitura trazer o evento para cá, pois com a venda dos nossos produtos consigo uma renda extra e hoje a venda está muito boa", celebrou a comerciante.

Serviços na festança junina

O “São João no Bairro” da Prefeitura contou com o stand da Atenção Primária à Saúde (APS) que realizou testes de HIV, aferição de pressão e distribuição de preservativos masculinos e femininos, reforçando o trabalho itinerante no cuidado com a saúde da população.

Além disso, os eventos também tiveram o apoio de profissionais que garantiram toda a organização e segurança da população, como as equipes da Guarda Municipal, Bombeiros Civis, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Polícia Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Blitz Urbana, e dos agentes de limpeza.