Secretaria Municipal de Cultura

Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, tem fim de semana animado

28/06/2022 08h58 - Atualizada em 28/06/2022 17h05

Milhares de pessoas acompanharam a festança junina no Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, no último fim de semana. No último domingo (26), se apresentaram a quadrilha mirim Mocinha do Sertão, bois da Apae e de Leonardo, show com Simone Mouzzi, Cia Batuk e bois de Ribamar, Brilho da Terra e de Iguaíba. Made In Xote e Trio Cheiro da Terra animaram o público no Barracão do Forró.

"Já estamos nos últimos dias do Arraial da Cidade, na Praça Maria Aragão, que encerra na próxima quinta-feira (30). Desde o dia 10 de junho, a gestão do prefeito Eduardo Braide oferece uma programação repleta de ritmos maranhenses do nosso universo junino, que agrada a todos os públicos ", ressalta o secretário de Cultura, Marco Duailibe.

Um dos destaques do terreiro junino são as companhias de dança alternativas. Sem se prender a um ritmo específico, podem explorar um pouco de cada sotaque e ritmo do folclore maranhense. A Cia Batuk é um desses grupos e foi criada há cinco anos, no bairro Liberdade, em São Luís. A apresentação dos brincantes do grupo no tablado da Praça Maria Aragão reuniu ritmos como tambor de crioula, bumba boi sotaques de matraca, de zabumba e de orquestra, dança do coco, cacuriá, entre outros.

O produtor cultural Nascimento Almeida, 40 anos, é presidente e fundador do grupo, que possui um corpo de baile com 35 integrantes.

"A Liberdade é um celeiro de cultura popular. Nós tínhamos o grupo da dança do Coco Branco, que transformamos em Cia Batuk. A própria comunidade nos incentiva. Esse ano, não íamos participar do São João. Mas, às vésperas da festa, as mães dos brincantes vieram nos procurar, porque a participação dos filhos delas em nosso grupo ocupa o tempo deles de forma positiva", explica Nascimento Almeida.

A vendedora Ângela Maria, 35 anos, curtiu as apresentações juninas com a sua mãe, Arcângela Maria, 65 anos, aposentada, e com suas duas filhas, Ágatha Emanuelly, 3 anos, e Vitoria Valentina, 5 anos. "É a quarta vez que a gente vem na Maria Aragão só neste período. A decoração está maravilhosa e o arraial é muito bem-vindo após dois anos sem São João. É gratuito e a localização facilita o acesso do público, com parada de ônibus na porta. Me sinto segura em trazer minha família. Minha mãe sempre me trouxe para as festas juninas, agora sou eu que trago minhas filhas", conta Ângela Maria.